Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Inovação Tecnológica - NIT > Vitrine Tecnológica > Portfólio de Patentes > Gerador elétrico híbrido eólico solar combinado em eixo vertical
Início do conteúdo da página

Gerador elétrico híbrido eólico solar combinado em eixo vertical

Gerador elétrico híbrido eólico solar combinado em eixo vertical

O “Gerador elétrico híbrido eólico solar combinado em eixo vertical” viabiliza a geração de energia de forma autônoma para a alimentação de baterias de baixa voltagem (12v) conjugado com um inversor que possibilita a geração de energia de 110v ou 220v para áreas remotas, isoladas e desprovidas de eletrificação residencial. O que possibilita a movimentação do gerador através da produção de calor solar denomina-se convecção térmica, que provoca a movimentação de massas de ar quente, que tem movimento ascendente, debaixo para cima, e massas de ar frio que tem movimento descendente, de cima para baixo. O compartimento externo é composto por um gerador de energia elétrica de 12/24 volts que alimenta baterias. Estas baterias por sua vez podem gerar energia através de um inversor de voltagem de 12/24 volts para 110/220 volts, permitindo a alimentação de diversos equipamentos eletrônicos como lâmpadas, geladeira, televisão, dentre outros. A proposta deste gerador consiste em um equipamento de baixo custo e acessível para a população de baixa renda, não demandando tecnologias caras, mas de itens disponíveis para aquisição no mercado brasileiro e/ou pela internet. Ao implantar um gerador de energia elétrica em áreas remotas, permitimos a integração de pessoas em todo território nacional com a possibilidade de acesso a informação por meio de sinais de rádio de telecomunicação, sinais de satélites para televisão e demais dispositivos que necessitam de energia para funcionar.

Resumo executivo: O Gerador elétrico hibrido eólico/solar, tem por sua característica principal, a geração de energia por meio de convecção térmica, dispostos por uma estrutura metálica piramidal, apoiado em seu topo, por um sistema de pás de Savonius, integrado à um eixo vertical que passa por dentro de um túnel de vento, provocando a movimentação de correias para a geração de energia elétrica. Este sistema possibilita a geração de energia combinados com a força eólica e/ou convecção térmica. Ambos apoiando-se mutuamente na ausência de uma das forças motrizes.

Titular: UFT

Inventores: Vagner Cassol, Marco Antônio Baleeiro Alves e Francisco Gilson Rebouças Porto Junior

Status: Pedido de INVENÇÃO depositado junto ao INPI

Nº do Pedido: BR 10 2019 002743-6

Data do depósito: 11/02/2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página