Processo para produção de monossacarídeos fermentescíveis a partir de quitina e/ou quitosana por hidrólise química e/ou hidrólise enzimática e seus usos

A presente invenção apresenta um processo para obtenção de monossacarídeos em solução aquosa ácida a partir de quitina ou quitosana por meio de hidrólise química e ou enzimática. Este processo permite a obtenção de solução de açúcares fermentescíveis ou não fermentescíveis utilizando reagentes de baixo custo e de fácil aquisição, os quais possuem importância industrial. O setor técnico a que se refere esta invenção visa prover, por meio de um novo processo de produção, a indústria de alimentação e/ou indústria química, por meio de um método alternativo de fabricação de monossacarídeos mais simples e. portanto mais viável do ponto de vista técnico-econômico.

Resumo executivo: O mercado de açúcares raros tem crescido nas últimas décadas com o desenvolvimento da pesquisa nas áreas biotecnológica, farmacêutica, cosmética e alimentícia, elevando a demanda por estes insumos. Enquanto a aplicação dos mesmos vem se diversificando, algumas estimativas apontam que este mercado deva crescer anualmente quase 4% com o envelhecimento da população mundial o que causará um impacto mercado global destes insumos, elevando o comércio global a quase 1,7 bilhões de dólares até metade desta década. Os métodos de produção ainda são, em sua maioria, onerosos limitando as aplicações possíveis. Nesta invenção, uma metodologia de baixo custo e de baixa complexidade para obtenção de um açúcar incomum é apresentada. Enquanto, o açúcar produzido possui um elevado valor agregado, derivados deste açúcar, principalmente o hidroximetilfurfural (HMF), possuem um mercado muito maior e em franca expansão. Dependendo do nível de pureza (99%, 95% ou abaixo) é possível adequar o HMF para diferentes usos, tais como a indústria de perfumes e a indústria farmacêutica. A oportunidade de geração destes produtos de elevado valor agregado (açúcares raros e HMF) a partir de quitosana com essa tecnologia é potencialmente aplicável na diversificação de receita na carnicicultura, convertendo um resíduo (as carapaças de caranguejo ou de camarão) em um produto comercializável com elevado valor agregado.

Titular: UFT
Inventores: Éber Eurípedes de Souza; Sérgio Donizeti Ascêncio; Adão Lincon Bezerra Montel.
Status: Pedido de INVENÇÃO depositado junto ao INPI
Nº do Pedido: BR 10 2016 014767-0.
Data do depósito: 14/06/2016.