Página inicial > Inovação Tecnológica - NIT > Vitrine Tecnológica > Portfólio de Patentes > Uso do gel de quitosana como coagulante e floculante no tratamento de águas e efluentes

Refere-se ao uso de gel contendo quitosana que pode agir como coagulante e floculante no tratamento de águas e efluentes. O setor técnico a que se refere esta patente é o de tratamento de água, águas residuais, de esgotos ou de lamas e lodos. O gel de quitosana possui a vantagem de ser um produto de composição inteiramente orgânica, biodegradável e atóxico para o meio ambiente. Pode substituir a forma usual de tratamento, realizada com compostos químicos, substituindo os produtos convencionais sulfato de alumínio, sulfato de ferro e outros similares de elevada toxicidade. A utilização do gel de quitosana demonstrou em testes realizados em laboratório, eficiência superior aos dos coagulantes e floculantes a base de sais de alumínio e ferro. Além do baixo índice de toxicidade e formação de lodo.

Resumo executivo: Floculante para efluentes com elevado teor de matéria orgânica tais como frigoríficos.

Titular: UFT
Inventores: Emerson Adriano Guarda; Patrícia Martins Guarda; Adão Lincon Bezerra Montel; Alvaro Alves Martins.
Status: Pedido de INVENÇÃO depositado junto ao INPI
Nº do Pedido: BR 10 2016 005006-5.
Data do depósito: 17/02/2016.