Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Inovação Tecnológica - NIT > Vitrine Tecnológica > Portfólio de Patentes > Biorreator com cesto poroso para uso em reações com células e enzimas imobilizadas
Início do conteúdo da página

Biorreator com cesto poroso para uso em reações com células e enzimas imobilizadas

Biorreator com cesto poroso para uso em reações com células e enzimas imobilizadas

A presente invenção consiste em um biorreator verticalmente alongado contendo em seu interior um cesto poroso para utilização em reações com enzimas imobilizadas. O aparelho consiste em um vaso de reação confeccionado em vidro verticalmente alongado possuindo uma (1) entrada para reagente líquido e uma (1) saída de produto; contendo um cesto completamente submerso no meio reacional. Partículas biocatalisadoras imobilizadas compreendendo enzimas são colocadas dentro do recipiente poroso, de tal modo que o reagente líquido entre em contato com o biocatalisador tanto em direção radial como axial. O ponto de alimentação do biorreator pode ficar localizado em qualquer ponto ao longo das dimensões do mesmo, mas de preferência, a uma parte superior ou na extremidade inferior do vaso. Tal invenção tem a vantagem de permitir um maior contato entre os reagentes e o biocatalisador, que por sua vez aumenta a velocidade de reação e a eficiência da reação biocatalítica. Outra vantagem é que o biocatalisador pode ser separado a partir da mistura de reação, simplesmente por drenagem do líquido circulante.

Resumo executivo: O biorreator com cesto poroso é constituído por um rotor múltiplo localizado dentro de um cesto estacionário contendo catalisador, que fornece o fluxo do fluido através do cesto permitindo que as partículas catalíticas possam ser conservadas ficando em contato apenas com a fase líquida oferecendo um ótimo contato entre líquidos e sólidos. Além disso, o processo também pode ser realizado em modo contínuo e os reatores permitem testar catalisadores com maiores massas em faixas de velocidade espacial horária.

Titular: UFT
Inventores: Ezequiel Marcelino da Silva; Marysa de Kássia Guedes Soares.
Status: Pedido de INVENÇÃO depositado junto ao INPI
Nº do Pedido: BR 10 2014 0029195-4.
Data do depósito: 18/11/2014.
registrado em:
Fim do conteúdo da página