Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Roteiro Porto
Início do conteúdo da página

Roteiro Porto

Alunos de Letras realizam o Roteiro Geo-Turístico em Porto Nacional

Os acadêmicos do curso de Letras do Câmpus de Porto Nacional realizaram o Roteiro Geo-Turístico, coordenado pela professora Dr.ª Rosane Balsan, como parte do planejamento da disciplina de “Prática de Ensino e Estágio Supervisionado IV de Língua Portuguesa”, ministrada pela professora Dr.ª Ângela Francine Fuza.

A realização do itinerário pelas ruas do Centro Histórico de Porto Nacional aconteceu dia 22 de setembro de 2022 e é uma forma de possibilitar aos professores em formação o contato com o patrimônio histórico e cultural da cidade, de modo a contribuir para a educação patrimonial.

A partir da observação das casas e dos casarões, da catedral de Nossa Senhora das Mercês, do Seminário São José e do Caetanato, que revelam tanto da história de Porto, será possível aos estagiários pensar ações, voltadas ao ensino e à aprendizagem de língua portuguesa, a envolver alunos da Educação Básica, fazendo-os conhecer e valorizar o lugar onde vivem.

 

Programa Roteiro Geo-Turístico inicia o segundo semestre de 2023

O Programa Roteiro Geo-Turístico do Câmpus de Porto Nacional inicia o segundo semestre de 2023 com a colaboração de estudantes e professores do Colégio COC Palmas. Essa parceria envolveu a doação das impressões de réplicas tridimensionais da Catedral Nossa Senhora das Mercês e da figura folclórica Boiúna ao projeto, contribuindo de maneira significativa para a preservação do Patrimônio Histórico de Porto Nacional.

Os modelos impressos representam uma ponte entre o passado e o presente, permitindo que as futuras gerações possam mergulhar na história e cultura da região. Com detalhes minuciosos e uma precisão impressionante, as réplicas impressas em 3D preservam os traços autênticos desses elementos patrimoniais, garantindo que eles possam ser estudados e apreciados por todos.

Para a professora Rosane Balsan, coordenadora do programa, retornar o semestre recebendo um protótipo em 3D da cobra Boiúna e da Catedral, pela equipe escolar do Colégio COC Palmas, é uma forma de valorização do trabalho entre universidade e comunidade externa participante. A partir da experiência do roteiro que se fortalece em lendas, poesias, músicas e história de escritores locais, regionais e nacionais, a professora destaca que as aulas-passeio podem ser uma oportunidade de conhecer e valorizar todos os recursos didáticos no trajeto como uma forma de ressignificar o turismo cultura, evidenciando a diversidade de agentes de modo de vida que produzem o centro histórico de Porto Nacional.

A professora Raphaela Corrêa, do Colégio COC, diz que a parceria com o Programa traz um significado profundo para os alunos do 8º ano. Através do Roteiro Geo-Turístico, é proporcionado uma oportunidade única para esses estudantes se conectarem diretamente com a história, enriquecendo a compreensão da realidade em que vivemos.

A colaboração com o Roteiro é muito mais do que uma simples ação. Ela acredita que essa iniciativa é uma ponte que une disciplinas como a história e a geografia, criando um aprendizado interdisciplinar que vai além das salas de aula convencionais. Além disso, essa parceria desempenha um papel fundamental no desenvolvimento moral e educacional dos alunos. Através dessa abordagem, os alunos são convidados a explorar, aprofundar e conectar os pontos da história com o espaço geográfico. Essa experiência educacional enriquecedora os ajuda a entender não apenas o passado, mas também a influência dele no presente. A determinação é de oferecer uma educação que vá além do comum, permitindo que os alunos cresçam não apenas como estudantes, mas também como indivíduos com uma compreensão abrangente e significativa da importância do mundo ao seu redor.

Fim do conteúdo da página