Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Química Ambiental
Início do conteúdo da página

Química Ambiental

Alunos do Ensino Fundamental e Médio compartilham sonhos em visita ao Câmpus de Gurupi

O Câmpus de Gurupi, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), tem recebido crianças e adolescentes de escolas da Educação Básica, para conhecerem as dependências da unidade e ampliarem suas possibilidades e sonhos com o Ensino Superior.
 
Trata-se de uma das ações do projeto de extensão UFT Sem Muros, realizado com a participação de alunos, professores e técnicos dos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal e Química Ambiental, para divulgar aos futuros universitários as possibilidades e oportunidades que os esperam no Câmpus.
 
Alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Divino Ribeiro Borges, do município de Cariri do Tocantins, foram os primeiros a passearem e sonharem com as interações que os esperam em sala de aula, laboratórios e outros espaços educativos. 
 
Além deles, os adolescentes do 3° ano do Ensino Médio, do Colégio Alair Sena Conceição, da cidade de Figueirópolis, receberam o acolhimento de servidores e colegas que mantêm e constroem novas possibilidades para o ingresso deles, em breve.
 
 

Câmpus de Gurupi divulga relatório de avaliação de qualidade da água

Um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Análises Químicas e Microbiológicas (NAQM), que conta com professores dos colegiados do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e do curso de Química Ambiental, do Câmpus de Gurupi da Universidade Federal do Tocantins (UFT), divulgou o relatório de avaliação da qualidade da água subterrânea que é consumida na Unidade. 
 
O documento envolve um projeto realizado com recursos do Edital Universal UFT  nº 30/2020 e foi apresentado na prestação de contas, junto à Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq/UFT).
 
 
Entre as ações, a equipe avaliou se a água distribuída à comunidade acadêmica atende aos critérios e padrões de potabilidade e se há necessidade de novas medidas de tratamento e captação de água.
 
Segundo a Comissão, "os resultados das análises demonstraram que as águas destinadas ao consumo humano apresentaram valores condizentes com as diretrizes da Portaria 05/17, do Ministério da Saúde", ao mesmo tempo em que recomenda mais frequência no "monitoramento das concentrações de Cloro Livre".
 
O relatório completo pode ser conferido aqui.
 

Câmpus de Gurupi lança espaços virtuais com dados dos Egressos

As tradicionais fotos de formandos, outros registros e informações importantes que envolvem os egressos dos cursos do Câmpus de Gurupi, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) passaram a ser divulgadas em ambientes virtuais nas páginas da unidade.

Segundo o diretor da unidade, Rodrigo Tavares, a ação é uma iniciativa que  garante a divulgação dos principais momentos dos alunos que se formaram na UFT, Câmpus de Gurupi. "As tradicionais placas de formatura acabam por se deteriorar, estragar e se perdem com o tempo; nosso objetivo é que esses registros passem a ficar em nossos ambientes virtuais", explica Tavares.

O técnico responsável pela implantação das galerias, Denis Passos, explica que as imagens disponíveis são selecionadas e cedidas pelos próprios formandos. "Também realizamos uma busca de placas que encontramos fixadas no Câmpus e colocamos suas fotos na Galeria. Mas, acreditamos que divulgar apenas pela página seja mais vantajoso e com um alcance mais eficiente", comenta Denis.

Nesta primeira etapa, cada graduação possui sua Galeria, alcançada através do menu "Egressos" que fica à esquerda da página do curso. A proposta é divulgar ano/semestre; lista nominal dos egressos; galeria de fotos da turma; quadro de formandos; links para Lattes ou Linkedin,  de cada turma. 
 
Os links são:

Curso de Agronomia: https://ww2.uft.edu.br/index.php/agronomia/egressos

Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia: https://ww2.uft.edu.br/index.php/engenharia-de-bioprocessos-e-biotecnologia/egressos

Curso de Engenharia Florestal: https://ww2.uft.edu.br/index.php/engenharia-florestal/egressos

Curso de Química Ambiental: https://ww2.uft.edu.br/index.php/quimica-ambiental/egressos
 
 

Criação do curso de Tecnologia em Agroindústria é aprovada no Consuni

Expectativa é de que a oferta de vagas do novo curso se inicie no primeiro semestre letivo de 2024.

Fim do conteúdo da página