Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mitechis

Evento internacional sobre humanidades digitais, cultura e educação está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional de Humanidades Digitais, cultura e Educação (II SIHDCE) e III Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História (SNMTH), que vai acontecer entre os dias 29 de abril e 10 de maio de 2024, de forma online pelo canal Mitechis no Youtube.

Serão 8 (oito) eixos temáticos para apresentação de comunicações, 9 minicursos, lançamento de livros e 11 mesas-redondas com pesquisadores brasileiros, do México, Guatemala, Argentina, Canadá, Reino Unido e Portugal.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS) coordenado pelo Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho do PPGHispam do Câmpus de Porto Nacional.

Todas as informações e as inscrições podem ser feitas através do site do evento https://mitechisgrupo.wixsite.com/iiicihdceiiisnmth

Grupo de Pesquisa promove debate sobre temas históricos

O Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (Mitechis) promove o Décimo Episódio da série Temas Históricos em Debate.

O evento vai ser dia 06 de dezembro de 2022, às 15h, através do canal do Mitechis no Youtube.

A palestra será proferida pela professora Dr.ª Eva Cristina Franco Rosa dos Santos (Católica - TO), pelo professor Dr. Vinício Carrilho Martinez (PPGCTS – UFSCAR ) e pelo professor Dr. Reginaldo Teixeira Perez (PPGCS – UFSM).

As inscrições serão feitas na hora e haverá emissão de certificado aos inscritos.

O grupo Mitechis é vinculado ao Programa de Inovação Pedagógica do Curso de História, do Câmpus de Porto Nacional (PIP – UFT), coordenado pelo professor Dr. George Seabra Coelho (PPGHispam - UFT).

Grupo Mitechis convida para publicação de dossiê em revista

O Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (Mitechis) convida interessados para publicação na revista "Convergências: estudos em Humanidades Digitais". As submissões para as chamadas de dossiê vão até dia 30 de maio de 2023.

A publicação é coordenada pelo Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho (PPGHSIPAM-UFT), que também é Eeditor-chefe da revista; e os organizadores são Dr.ª Raquel Alves de Carvalho (UFGD-PPGET-Brasil), Dr. Alfredo Rajo Serventich (UIIM-México) e Dr. Daniel Valério Martins (IFGOIANO-PPGENEB-Brasil).

Mais informações em https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/cehd/announcement/view/3

Saiba mais

Interculturalidade, Educação e Mídias Digitais: América Latina e África em Pauta

Ao entendemos que a interculturalidade resulta das interações entre as culturas envolvidas, ela também pode ser compreendida como uma ferramenta utilizada na busca do desenvolvimento local e comunitário e, simultaneamente, caminhar junto da formação de profissionais, os quais serão responsáveis por propagar o ativismo – indígena, camponês, quilombola e/ou africano – na conscientização da comunidade. Diante esse apontamento inicial, o presente Dossiê Temático procura abrir espaço para receber estudos que abordam análises dos processos interculturais por meio da educação, assim como por meio da História e historiografia. Buscamos, ainda, reunir estudos que dão ênfase às experiências indígenas/indigenistas e africanas/africanistas, assim como, estudos que versem sobre as experiências de sujeitos do campo como, por exemplo, ribeirinhos, camponeses e quilombolas. Também buscaremos dialogar com estudos que se dedicam aos processos socioautonômicos dos povos originários como, também, dos processos migratórios no espaço latino-americano e africano. E, como vivemos os efeitos da sociedade midiatizada, receberemos estudos dedicados aos impactos socioculturais e políticos da internet na sociedade latino-americana e africana. Assim, a ideia central do dossiê é a de difundir estudos realizados e a produção científica desses sujeitos com o propósito de mostrar o processo de interculturalidade em casos práticos e/ou teóricos.

Grupo Mitechis organiza Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino

O I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História acontecem, ocorre nos dias 27 a 30 de março de 2023, de forma 100% virtual.

O objetivo é qualificar o debate em curso sobre as diversas potencialidades e os desafios da Sociedade hiperconectada e da hiperinformação na pesquisa histórica, no ensino de História, na Educação e nas demais áreas das ciências humanas e sociais aplicadas.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS), vinculado ao curso de licenciatura em História da Universidade Federal do Tocantins, do Câmpus de Porto Nacional e ao Programa de Pós-Graduação das Populações Amazônicas.

Haverá conferências, mesas-redondas, comunicações em eixos temáticos, minicursos, lançamento de livros, com a participação de especialistas tanto do Brasil como de Angola, México, Argentina, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos, Espanha e Países de Gales. As comunicações serão publicadas na Revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais (CONEHD).

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de março de 2023, através do site do evento.

Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Grupo Mitechis vai realizar Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino

O projeto Mitechis realizará o I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História.

O evento será 100% virtual e ocorrerá nos dias 27 a 30 de março de 2023, com a participação de especialistas tanto do Brasil, da Angola, México, Argentina, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos, Espanha e Países de Gales.

Haverá conferências, mesas-redondas, comunicações em eixos temáticos, minicursos e lançamento de livros.

O objetivo do evento é qualificar o debate sobre as diversas potencialidades e os desafios da Sociedade hiperconectada na pesquisa histórica, no ensino de história, na educação e nas demais áreas das ciências humanas e sociais aplicadas.

A inscrição e todas as informações estão no site do evento.

Inscrições abertas para Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Ensino e Cultura do Grupo Mitechis

O projeto Mitechis realizará o I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História.

O evento será 100% virtual e ocorrerá nos dias 27 a 30 de março de 2023, com a participação de especialistas do Brasil, da Angola, México, Argentina, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos, Espanha e Países de Gales.

As inscrições já estão acontecendo e encerram dia 10 de março de 2023, através do site.

Haverá conferências, mesas-redondas, comunicações em eixos temáticos, minicursos e lançamento de livros.

O objetivo do evento é qualificar o debate sobre as diversas potencialidades e os desafios da Sociedade hiperconectada na pesquisa histórica, no ensino de história, na educação e nas demais áreas das ciências humanas e sociais aplicadas.

Confira mais informações estão no site do evento.

Interculturalidade no México é tema de conferência nesta quinta-feira (25)

Convidado é o professor Alfredo Guillermo Rajo Serventich, da Universidade Intercultural Indígena de Michoacán, México

Oficinas de Elaboração de Projeto de Pesquisa são ofertadas de forma virtual

O Mestrado Profissional em História das Populações Amazônicas do Programa de Pós-graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHispam) está oferecendo duas oficinas de Elaboração de Projeto de Pesquisa, dias 16 e 23 de fevereiro, às 15h, no formato virtual.

As oficinas serão ministradas pelo professor Dr. George Leonardo Seabra Coelho, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (Mitechis).

 

Revista Convergências está com chamada aberta para seu terceiro volume “O impacto social e cultural das plataformas de mídia digital"

A revista Convergências: estudos em humanidades digitais (Conehd) está com chamada aberta para submissão de trabalhos para o seu terceiro volume “o impacto social e cultural das plataformas de mídia digital”.

O objetivo é compreender os impactos que as plataformas digitais estão causando na sociedade contemporânea.

São convidados pesquisadores das áreas de humanas, das comunicações, das sociais aplicadas e todos aqueles que versam na Interdisciplinaridade, pois a temática carece de olhares distintos para compor uma reflexão válida quanto a presença dos meios digitais dentro do nosso cotidiano.

O prazo para submissão é até 30 de janeiro de 2024, através do link.

A revista está ligada ao Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História, coordenado pelo Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho, do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas – PPGHispam da UFT.

Os proponentes são Prof. Dr. Santiago Pich (UFSC), Profª. Drª. Andrea Torrano (UNC -Córdoba), Ma. Indaiá Demarchi Klein (UFSC).

Fim do conteúdo da página