Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Laboratórios
Início do conteúdo da página

Laboratórios

“Desaparecida” há mais de duas décadas, espécie de lagarto é redescoberta por pesquisadores no Tocantins

 

Bachia psamophila encontrado após décadas de ausência de registros (Foto Luís Felipe Carvalho de Lima)

 

Não, você não leu errado, nem esta coluna se enganou: o bicho da foto é mesmo um lagarto, embora tenha toda a “pinta” de cobra ou serpente (ao menos, assim pode parecer para nós, os “desentendidos” no assunto).

Laboratórios do Campus de Palmas

 

Laboratórios Comuns:

     

Laboratórios Temáticos:

 

Labtec UFT é aprovado em resultado preliminar de edital com recurso de R$ 925.984,15

O Labtec/UFT – Laboratório de Tecnologias 3D foi aprovado em resultado preliminar no edital de chamada pública MCTI/FINEP/FNDCT/CT - VERDE AMARELO – laboratórios abertos de prototipagem e espaços compartilhados – 01/2022.

O objetivo do edital é destinar recursos para estruturar laboratórios abertos de prototipagens.

O Labtec começou sua atuação na pandemia e com o surgimento do edital veio a oportunidade de expansão do laboratório.

Para o professor de Ciência da Computação e coordenador do laboratório, Warley Gramacho, “esses editais se destacam, pelo investimento que haverá na Universidade no desenvolvimento de tecnologias e inovação para o atendimento de demandas da sociedade. Esse projeto vai agregar muito na consolidação da inovação”.

O valor total do projeto é de R$ 925.984,15.  E após aprovação no resultado final, previsto para dia 15 de outubro de 2022, o Labtec tem aproximadamente 60 dias para implantação do edital.

Programa da UFT incentiva a doação de corpos para fins de ensino e pesquisa

No dia 28 de agosto, última segunda-feira, foi comemorado o Dia Nacional da Doação de Corpos para fins de Ensino e Pesquisa.

A data tem o intuito de divulgar o tema e ampliar a possibilidade de mais pessoas doarem seus corpos à causa da Ciência. Esse dia foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Anatomia.

A prática da doação voluntária é adotada em vários países e universidades brasileiras. No Estado do Tocantins, o “Programa de doação de corpos e/ou órgãos da Universidade Federal do Tocantins: doar é um ato de ressignificar a vida”, o primeiro da região norte do Brasil, foi criado em 2019.

O objetivo deste programa é mostrar para as pessoas que após a morte a destinação do corpo pode, além do sepultamento ou cremação, ser doado para instituições de ensino superior que possuam programas de doação de corpos, como é o caso da UFT, Palmas.

Neste sentido, o Programa de Doação de Corpos - PDC da UFT tem o intuito de levar o aprendizado científico e treinamento anatômico para os futuros profissionais da saúde pelo estudo da anatomia no corpo humano, levando em consideração que este é uma ferramenta valiosa e insubstituível para o conhecimento da constituição humana, das variações anatômicas e suas aplicações, que são inúmeras, como o desenvolvimento de novos tratamentos cirúrgicos e farmacológicos, além de contribuir no estudo de doenças e no seu diagnóstico.

O processo de doação é realizado pelo doador em vida, ou por um familiar do doador, por meio de um documento que pode ser acessado AQUI.

O PDC tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFT e está de acordo com a legislação brasileira.

Mais informações e curiosidades sobre o PDC da UFT você confere no Site do Programa ou na Página do Instagram.

Projetos desenvolvidos no Labtec da UFT tornam a salas de aulas mais dinâmicas e inclusivas

Coordenado pelo professor Warley Gramacho, o Laboratório de Tecnologias  Computacionais da Universidade desenvolve uma série de projetos a partir de impressões 3D

Fim do conteúdo da página