Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Iniciação Científica
Início do conteúdo da página

Iniciação Científica

HDT-UFT seleciona 10 bolsistas para o Programa de Iniciação Científica da Ebserh

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) abre nesta sexta-feira (08) as inscrições para submissão de projetos de pesquisa e indicação de alunos no Programa de Iniciação Científica (PIC). Serão concedidas 10 bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação da UFT e UFNT, no valor de R$400 por 12 meses.

Os interessados têm até o dia 22 para participação no processo seletivo. Mais informações estão disponíveis no Edital.



Sobre o PIC

O PIC é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Visa implementar programas e projetos de desenvolvimento científico na área de ciência e tecnologia em saúde em Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh, e vai financiar 320 bolsas em todo o país.

Entre os objetivos, está a consolidação e o fortalecimento da metodologia científica na busca de soluções de problemas enfrentados no cotidiano dos HUs/Ebserh, contribuindo, assim, para sua melhoria. Também pretende incentivar os profissionais envolvidos em pesquisa no âmbito hospitalar e promover o contato de estudantes de graduação nas atividades de iniciação científica e/ou tecnológica com técnicas e métodos científicos aplicados à área da saúde, despertando a vocação científica e incentivando talentos potenciais.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

XI Seminário de Programas Especiais em Educação terá início dia 17 de outubro

O prazo para as inscrições foi prorrogado até dia 15 de outubro

Fim do conteúdo da página