Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Incubadora de empresas
Início do conteúdo da página

Incubadora de empresas

Incubadora de empresas da UFT promove evento sobre empreendedorismo para mulheres

No próximo dia 21 de março, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) sediará o evento "SER EMPREENDEDORA", uma iniciativa promovida pela Incubadora de Empresas da UFT - Câmpus de Palmas, em parceria com o curso de Administração e apoio da Agência de Inovação (INOVATO). O objetivo central do evento é inspirar jovens universitárias e mulheres tocantinenses a ingressarem no mundo do empreendedorismo.

Com uma abordagem que visa discutir tanto as vantagens quanto os desafios de ser empreendedora, o evento pretende oferecer insights valiosos para quem deseja iniciar ou expandir um negócio próprio. Além disso, destacará histórias de sucesso e cases inspiradores de mulheres empreendedoras locais, visando motivar e encorajar as participantes.

As palestrantes da Roda de Conversa serão as jovens empreendedoras, Janaína Cavalcante, aluna do MBA em Gestão Empresarial da UFT - Câmpus de Palmas e proprietária da empresa de Turismo Golden Tur Viagens, Sarah Pires, egressa do curso de jornalismo da UFT e proprietária da empresa Tocantins Rural e Gleyciane Fonseca, aluna do curso de Administração da UFT, influencer e Presidente Executiva da Tocantins Júnior. As mediadoras serão: professora Maria Joaquina, Gerente da Incubadora de Empresas da UFT e a professora Josilene, da disciplina de empreendedorismo do curso de administração. Além disso, teremos um momento cultural com a cantora Duda Ruas.

"Acreditamos no potencial empreendedor das mulheres e queremos proporcionar um ambiente de aprendizado e troca de experiências que as empodere a seguir seus sonhos", afirma Maria Joaquina, gerente da Incubadora de Empresas da UFT.

Com a roda de conversa, o evento "SER EMPREENDEDORA", reforça o papel fundamental das mulheres no desenvolvimento econômico e social da região.

Durante o evento haverá sorteio de brindes aos participantes.

Anote

Data: 21/03

Horário: 19h

Local: Auditório da Reitoria - Câmpus de Palmas

 

Incubadora de Empresas de Biotecnologia da UFT lança edital nesta terça (18)

A Incubadora de Empresas de Biotecnologia (Habite) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza nesta terça-feira (18), às 9h, no Anfiteatro do Câmpus de Gurupi, durante a programação da II Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, a cerimônia de lançamento do edital de incubação de empresas de base biotecnológica.

De acordo com a gestora da Incubadora, Claudia Cristina Auler, o objeto do edital é a seleção de projetos inovadores de base biotecnológica aptos a ingressarem no Programa de Incubação oferecido pela Habite.

A gestora explica que para ter acesso ao Programa de Incubação da Habite, o interessado deve configurar-se como Empresa de Biotecnologia, nas áreas de interesse da Incubadora, prioritariamente sendo: Agronegócio; Biotecnologia; Gestão Ambiental e Tecnologia da Informação.

Como empreendedores poderão se inscrever: alunos de graduação, pós-graduação e egressos da UFT; além de acadêmicos de graduação e de pós-graduação de outras instituições de ensino superior públicas e/ou privadas; servidores públicos, na forma da lei; docentes e pesquisadores da UFT e de outras instituições de ensino superior públicas e/ou privadas; empreendedores da iniciativa privada, desde que estejam associados com algum membro da comunidade universitária, através de instrumentos de parceria público-privada.

“Esperamos com o lançamento do edital de incubação atrair empreendedores e estimular o desenvolvimento de negócios inovadores, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento socioeconômico de Gurupi e região. A Habite oferecerá suporte técnico e gerencial às incubadas", destaca Claúdia.

Programa de Incubação da Habite/UFT

Os objetivos do Programa é auxiliar no desenvolvimento e na consolidação de empreendimentos oriundos de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito acadêmico, bem como na comunidade em geral; Levar as empresas a atingirem um grau de amadurecimento que viabilize sua sustentabilidade e crescimento fora do ambiente da Incubadora; Dar suporte às empresas vinculadas ao Programa de Incubação, com o intuito de capacitá-las para que atinjam o sucesso; Promover o estabelecimento de parcerias e redes de relacionamento que agreguem valor competitivo ao negócio; Promover o acesso às agências de fomento, de forma a facilitar a obtenção de recursos para investir no negócio; Estimular as empresas a desenvolverem tecnologias inovadoras; Consolidar a imagem das empresas incubadas no mercado, por meio do vínculo à Habite e Promover o desenvolvimento econômico e social do Estado do Tocantins, especialmente para a região de Gurupi.



Programação do Aceleraê começa nesta segunda-feira (30)

Nesta segunda-feira (30), inicia a programação do Aceleraê, o projeto de pré-incubação da Incubadora de Empresas (IE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a oficina deCanvas: Mapa de empatia, proposta de valor e modelo de negócio, realizada pela CEO da Vórtex Aceleradora, Luana Mozzaquatro, às 19h30, viaGoogle Meet.

Com dezesseis encontros, a programação do Aceleraê foi pensada para ocorrer em dois momentos: uma parte aberta à comunidade e outra exclusiva para os projetos selecionados às capacitações e mentorias na área de negócios.

Desse modo, a oficina de Canvas será realizada apenas para os empreendedores selecionados. No entanto, os eventos destinados à comunidade começarão no dia seguinte, nesta terça-feira (31), também de forma online.

Confira o cronograma completo

 

Projeto Consultor Júnior está com inscrições abertas

Estão abertas, até o dia 10 de maio de 2024, as inscrições para o Projeto Consultor Júnior. São 20 vagas para alunos de graduação vinculados a qualquer empresa júnior federada do Estado do Tocantins ou em processo de federação na Tocantins Júnior. Confira aqui o edital.

O projeto, gratuito, é promovido pela Incubadora de empresas da UFT e tem a finalidade de capacitar alunos de graduação vinculados à  empresas juniores para processo de gestão e atendimento de consultoria.

O curso será realizado entre os dias 18/05 e 15/06 e contará com mentorias e capacitações específicas voltadas para o desenvolvimento profissional em consultoria empresarial. Os temas abordados vão desde a construção da imagem e autoridade de um consultor até o processo de elaboração de propostas e relatórios.

“Esperamos que esta iniciativa contribua com a preparação dos nossos alunos para o mercado de trabalho e para o fortalecimento da mão de obra capacitada para os projetos da incubadora de empresas da UFT”, afirma Maria Joaquina Barbosa Goulart, Gerente da Incubadora de Empresas da UFT - InUFT

Mais informações sobre a Incubadora de Empresas da UFT pelo perfil no Instagram

Projeto de pré-incubação “Aceleraê!” será lançado nesta quinta-feira, (24)

No dia 24 de agosto, às 19h, será o lançamento do projeto de pré-incubação da incubadora de empresas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Aceleraê!. O evento que será realizado pelo canal oficial da universidade no Youtube contará com a participação da Diretora Executiva do site Tocantins Rural, Sarah Pires e do Diretor Executivo da empresa Auster Tecnologia, de Santa Maria – RS, Saulo Penna Neto. Os convidados irão compartilhar experiências como participantes de incubadora. 

As inscrições para o Projeto Aceleraê! são gratuitas e iniciam amanhã, 24 de agosto, e seguem até o dia 24 de setembro. As propostas ao projeto poderão ser submetidas somente por pessoas físicas de qualquer região do Estado do Tocantins. As ideias deverão estar na fase de estágio inicial e/ou em desenvolvimento. Esse processo de seleção é destinado àquele empreendedor que já tem uma ideia e deseja transformá-la em um modelo de negócio. Para mais detalhes, os interessados podem acessar o Edital na página da incubadora.

O Aceleraê! visa estimular o empreendedorismo e apoiar a geração de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias.

A equipe da Agência de Inovação (InovaTO) da UFT, Silon Procath e Leonardo Peris, juntamente com a gerente da incubadora da UFT, Maria Joaquina e o coordenador, Delson Henrique Gomes, irão percorrer os Câmpus da UFT para apresentarem o projeto de pré-incubação Aceleraê! nas seguintes datas:

 

  • 29/08 às 14h - Câmpus Porto Nacional
  • 30/08 às 19h - Câmpus Arraias
  • 31/08 às 14h - Câmpus Gurupi
  • 05/09 às 9h - Câmpus Miracema

 

O link para a Live de lançamento do Aceleraê! pode ser acessado aqui.

Saiba Mais

A Incubadora de Empresas da UFT é um programa de extensão com o objetivo incentivar e apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica por meio do provimento de infraestrutura básica compartilhada, de mecanismos de apoio à inovação e cooperação tecnológica, de qualificação técnica e gerencial do empreendedor. Além disso, o programa busca promover a difusão da cultura empreendedora e das tecnologias inovadoras oriundas da comunidade acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento local e regional (Com informações do site https://ww2.uft.edu.br/index.php/proex/programas-e-projetos/16067-incubadora-de-empresas).

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página