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Extensão

Proex recebe arquidiocese de Palmas para discutir parcerias

Na última quarta-feira (07), a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários - Proex, recebeu a equipe da Ação Social Arquidiocesana de Palmas (ASAP), para um momento de diálogo e discussão de futuras parcerias entre a UFT e a Arquidiocese, visando a oferta de ações de extensão nas áreas de Teatro, Educação e Nutrição.

 

A equipe, formada pelo diácono Amilson Rodrigues, Marciane Minussi e Judit da Rocha, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela ASAP em Palmas e em outros 10 municípios que compõem a Arquidiocese.

 

As ações envolvem: direitos humanos de crianças e adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica; teatro com grupo de jovens e adolescentes; escola de música "Cordas e Canções": com violão, violino e teclado; geração de renda e acolhimento de meninas grávidas; aulas de informática, recreação, lazer e acolhimento de idosos; geração de renda por meio de cultivo de hortas e lavouras; projetos na área de meio ambiente, entre outros.

 

Por Gabriela Cardoso Carneiro

Proex reune-se com colegiados de cursos para debater sobre extensão

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) deu início, no mês de fevereiro, a uma série de reuniões com os colegiados de cursos de graduação da UFT, a fim de tratar de assuntos pertinentes à extensão para o ano de 2019.

As reuniões foram iniciadas pelo Câmpus de Palmas e, posteriormente, seguirão para os demais campus. Entre as pautas tratadas, estão:

- o fluxograma para cadastro e realização de projetos de extensão na UFT;
- editais de fomento financeiro e de bolsas a estudantes para projetos de extensão;
- programa Institucional UFT Social
- creditação curricular da extensão na UFT: os procedimentos para implementação nos PPCs dos Cursos.

Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, a participação dos docentes nas reuniões é importante para que se possa alinhar a política de extensão na UFT. "Sugerindo, criticando e conhecendo o trabalho desenvolvido por cada docente é que vamos atingir o grande objetivo da universidade pública, que é chegar até os outros setores da sociedade", frisou Santana. 

Confira o cronograma de reuniões: 

Curso

Data

Local

Arquitetura e Urbanismo

07/02/2019

Sala 13 do Bloco 01

Direito

14/02/2019

Sala 06 do bloco C

Engenharia Civil

22/02/2019

Bloco J, sala a definir

Engenharia Elétrica

Aguardando a coordenação definir

 

Pedagogia

27/02/2019

Bloco H, sala 05

Administração

20/02/2019

Bloco J, sala a definir

Artes- Teatro

21/02/2019

Bloco J, 104 ou 105.

Medicina

Aguardando a coordenação definir

 

Enfermagem

Aguardando a coordenação definir

 

Nutrição

Aguardando a coordenação definir

 

Ciências da Computação

25/02/2019

Sala da Coordenação de curso

Engenharia de Alimentos

Aguardando a coordenação definir

 

Engenharia Ambiental

Aguardando a coordenação definir

 

Ciências Contábeis

Aguardando a coordenação definir

 

Ciências Econômicas

Aguardando a coordenação definir

 

Filosofia

Aguardando a coordenação definir

 

Jornalismo

Aguardando a coordenação definir

 

Filosofia

Aguardando a coordenação definir

 

 

 

Programa Roteiro Geo-Turístico inicia o segundo semestre de 2023

O Programa Roteiro Geo-Turístico do Câmpus de Porto Nacional inicia o segundo semestre de 2023 com a colaboração de estudantes e professores do Colégio COC Palmas. Essa parceria envolveu a doação das impressões de réplicas tridimensionais da Catedral Nossa Senhora das Mercês e da figura folclórica Boiúna ao projeto, contribuindo de maneira significativa para a preservação do Patrimônio Histórico de Porto Nacional.

Os modelos impressos representam uma ponte entre o passado e o presente, permitindo que as futuras gerações possam mergulhar na história e cultura da região. Com detalhes minuciosos e uma precisão impressionante, as réplicas impressas em 3D preservam os traços autênticos desses elementos patrimoniais, garantindo que eles possam ser estudados e apreciados por todos.

Para a professora Rosane Balsan, coordenadora do programa, retornar o semestre recebendo um protótipo em 3D da cobra Boiúna e da Catedral, pela equipe escolar do Colégio COC Palmas, é uma forma de valorização do trabalho entre universidade e comunidade externa participante. A partir da experiência do roteiro que se fortalece em lendas, poesias, músicas e história de escritores locais, regionais e nacionais, a professora destaca que as aulas-passeio podem ser uma oportunidade de conhecer e valorizar todos os recursos didáticos no trajeto como uma forma de ressignificar o turismo cultura, evidenciando a diversidade de agentes de modo de vida que produzem o centro histórico de Porto Nacional.

A professora Raphaela Corrêa, do Colégio COC, diz que a parceria com o Programa traz um significado profundo para os alunos do 8º ano. Através do Roteiro Geo-Turístico, é proporcionado uma oportunidade única para esses estudantes se conectarem diretamente com a história, enriquecendo a compreensão da realidade em que vivemos.

A colaboração com o Roteiro é muito mais do que uma simples ação. Ela acredita que essa iniciativa é uma ponte que une disciplinas como a história e a geografia, criando um aprendizado interdisciplinar que vai além das salas de aula convencionais. Além disso, essa parceria desempenha um papel fundamental no desenvolvimento moral e educacional dos alunos. Através dessa abordagem, os alunos são convidados a explorar, aprofundar e conectar os pontos da história com o espaço geográfico. Essa experiência educacional enriquecedora os ajuda a entender não apenas o passado, mas também a influência dele no presente. A determinação é de oferecer uma educação que vá além do comum, permitindo que os alunos cresçam não apenas como estudantes, mas também como indivíduos com uma compreensão abrangente e significativa da importância do mundo ao seu redor.

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