Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Comissão de Heteroindentificação
Início do conteúdo da página

Comissão de Heteroindentificação

Comissão de heteroidentificação convoca os Ingressantes 2020/2 a 2022/2 em curso dos Câmpus Palmas

Divulgada convocatória para as Bancas de Heteroidentificação dos Ingressantes 2020/2 a 2022/2 em curso dos Câmpus Palmas.

As bancas ocorrerão de 10 a 12/04/2023, nos horários e locais previstos em edital. Confira aqui.

A participação na banca é obrigatória para os convocados.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Reconvocatória para Bancas de Heteroidentificação do Câmpus Palmas - Ingressantes 2020/2 a 2022/2

A Comissão Permanente de Heteroidentificação da UFT divulga a reconvocatória para as Bancas de Heteroidentificação dos Ingressantes 2020/2 a 2022/2, em curso do Câmpus de Palmas.

As bancas acontecerão dias 03 e 04 de maio de 2023, nos horários e locais previstos no edital. Confira.

Essa nova convocação está sendo realizada para que os alunos convocados pelo Edital CPH nº 03/2023, que não puderam participar das bancas naquele período, possam realizar o procedimento obrigatório de verificação.

A participação na Banca de Heteroidentificação é obrigatória para os alunos que ingressam pelas cotas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.

UFT promove Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação

Nos dias 18 e 19 de outubro, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio da Comissão Permanente de Heteroidentificação promoveu um Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação destinado à comunidade interna e externa à universidade. Participaram do encontro que ocorreu no Câmpus de Palmas professores, alunos, técnicos, comunidades e representantes de movimentos sociais.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Heteroidentificação e professor da UFT, George França, o objetivo é formar pessoas para comporem as bancas de heteroidentificação da universidade. “O curso faz um letramento étnico racial, apresenta as técnicas para composição de bancas, apresenta técnicas de elaboração dos pareceres das bancas, para que esse processo seja realizado pela universidade com autonomia e segurança”, explica.

Como parte da programação do encontro, foram ministradas as seguintes palestras:

  • O Sujeito de Direito das Cotas Raciais: Fenótipo - professora da UFT, Solange Nascimento
  • Lei 12.711 de 2012 que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais – professor George França
  • Processos de seleção, impedimentos legais, documentação, registro e pareceres, motivação e justificativas - secretária da Comissão Permanente de Heteroidentificação, Ana Paula Santos

O presente curso de formação é um requisito obrigatório para participar como membro das bancas de Heteroidentificação da UFT.

Participaram da mesa de abertura do evento o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, a Secretária Nacional da Igualdade Racial, Ieda Leal, o presidente do Conselho de Igualdade Racial, Charleide Matos, o superintendente de Direitos Humanos da Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça, Jessé Nascimento, representando a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, a servidora Bianca Pereira, o Presidente e vice-presidente da Comissão Permanente de Heteroidentificação, George França e Tedson Souza e a secretária da Comissão e servidora da UFT, Ana Paula Santos.

Fim do conteúdo da página