Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Central de Estágio
Início do conteúdo da página

Central de Estágio

UFT é premiada em duas categorias do Prêmio IEL de Talentos 2023

 

Na quinta-feira, 24, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu a premiação de 1ª colocada no Prêmio IEL de Talentos 2023 – Etapa Regional do Tocantins, na Categoria Educação Inovadora – Ensino Superior - pelo desenvolvimento do Sistema de Acompanhamento e Gestão de Estágio (Sage) e, também, na categoria Estagiário Inovador, dois estudantes da instituição conquistaram a primeira e terceira classificação. O evento aconteceu no auditório do Centro de Educação e Tecnologia – CETEC,em Palmas.

Categoria Educação Inovadora – Ensino Superior

O sistema premiado, Sage, foi desenvolvido por estagiários do curso de Ciência da Computação da UFT, com o intuito de padronizar os fluxos existentes, reduzir falhas processuais, gerar indicadores de avaliação, além de reduzir a impressão de documentos. O sistema é utilizado por mais de 520 instituições, dentro e fora do Estado do Tocantins, como escolas, órgãos públicos, empresas privadas e também pessoas físicas que possuem convênios com a UFT.

Segundo o pró-reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic), professor Ary Henrique Morais de Oliveira, também orientador dos estagiários responsáveis pelo desenvolvimento do Sage, “o sucesso do projeto pode ser comprovado não apenas pelo prêmio conquistado, mas também pelos diversos pedidos de transferência tecnológicas de outras instituições federais de ensino superior, e atualmente, pela própria Fundação Escola de Saúde Pública do Município de Palmas (...) O projeto envolveu muitas equipes, que se doaram e interagiram com nossos estagiários para inovar no campo da gestão de estágios na instituição, que se configura como uma área essencial para os nossos acadêmicos, uma vez que para muitos é a oportunidade de uma primeira experiência profissional. Acredito que o prêmio consolida um trabalho de sucesso executado pelos nossos estagiários, servidores, unidades administrativas e projetos, neste caso, a Fábrica de Software da Ciência da Computação”, destaca o pró-reitor.

Categoria Estagiário Inovador

Na Categoria Estagiário Inovador, o primeiro lugar foi para o estudante do curso de Engenharia Ambiental da UFT, Paulo Victor Santos, estagiário da empresa Agrojem, com o Projeto Inovador Uso de Biorremediadores em Estações de Tratamento. A terceira classificada, Maria Clara Rezende, estudante do curso de Serviço Social do Câmpus Miracema e estagiária do Tribunal de Justiça do Tocantins, foi premiada pelo Projeto Inovador Saúde em Pauta.

"Nós, da equipe da Central de Estágios da UFT, nos sentimos honrados com o prêmio IEL. Aproveitamos para ressaltar a importância de diversas equipes no âmbito da universidade que trabalharam para a construção e idealização de ações que aprimoram a prática e gerenciamento de estágios. A equipe se sente orgulhosa pelo reconhecimento de todo nosso trabalho, que impacta diretamente no início da vida profissional dos nossos acadêmicos. Esse prêmio só nos dá a certeza que estamos no caminho certo e fazendo o nosso melhor e que parcerias com Instituições fortes, como o Instituto Euvaldo Lodi - IEL, nos enriquece e engradece ainda mais, com a ampliação de oportunidades na carreira profissional dos nossos alunos." Ressalta Marina Bittar, Administradora da Central de Estágios do Câmpus de Palmas da UFT.

Pela terceira vez a UFT é premiada como Instituição de Ensino destaque no gerenciamento dos Estágios pelo IEL. As outras premiações ocorreram em 2016 e 2017, através da submissão de projetos da Central de Estágios do Câmpus de Palmas.

Os primeiros colocados na etapa regional do Prêmio IEL de Talentos irão concorrer na fase nacional, com todos os finalistas do país, prevista para ocorrer em outubro, na cidade de São Paulo – SP.

Fim do conteúdo da página