Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Jornalismo > Regulamentação > Ensino > Cursos de Graduação > Ciências Econômicas - Palmas
Início do conteúdo da página

Ciências Econômicas - Palmas

Dados Gerais sobre o Curso
Local: Câmpus de Palmas
Formação: Bacharelado
Criação: Decreto Estadual nº 392, de 18/10/1996 – DOE de 18/10/1996, p. 5080.
Autorização: Decreto Estadual nº 857 de 08/11/1999 – DOE de 09/11/1999.
Reconhecimento: Decreto Estadual nº 1.467, de 04/04/2002 - DOE de 09/04/2002.
Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC nº 588 de 06/09/2006 – DOU de 16/09/2006, Seção 1, p.18
Objetivos do curso

O Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins tem como objetivo apresentar e discutir, de forma crítica, as diferentes vertentes do pensamento econômico, suas interdisciplinaridades, seus instrumentos analíticos, teóricos e quantitativos, seu poder de explicação e aplicação na realidade da economia local, nacional e global.

Perfil e campo de atuação do profissional formado em Ciências Econômicas

O curso de graduação em Ciências Econômicas deve formar um profissional capaz de compreender e enfrentar as transformações econômicas e sociais, contextualizadas nas dimensões de espaço e tempo. Desta forma, o bacharel em Economia deve apresentar sólida formação geral e domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial, de tal forma que o egresso possa revelar: Base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social; Capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; Capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação; e Domínio das habilidades relativas a efetiva comunicação e expressão oral e escrita.

Os campos para atuação do profissional de Economia são diversos, abrangendo diversos setores de atividades econômicas, a seguir listados: a. Indústrias em geral, b. Empresas privadas e órgãos públicos, c. Empresas de planejamento, assessoria e consultoria de projetos, d. Instituições de pesquisas, e. Instituições financeiras, f. Instituições de ensino superior e de pesquisa.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página