Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Instituto de Pesquisa e Extensão do Empreendedorismo Inovador do Tocantins (Ipex-Eito)

Apresentação

Instituto Intercâmpus de Pesquisa e Extensão do Empreendedorismo Inovador do Tocantins (Ipex-Eito) tem como objetivos viabilizar a integração da academia com empresas locais, estimular a geração de empresas a partir do conhecimento e de pesquisas realizadas nas Instituições de Ensino Superior, formar recursos humanos capacitados em empreendedorismo, criar um habitat de inovação (Parque Tecnológico) e um espaço de formação de futuros empreendedores, além de fomentar uma cultura empreendedora por meio de um plano de Educação Científica direcionado a estudantes do Ensino Básico do Tocantins.

Assim, buscando disseminar e promover a aplicação do conhecimento cientifico e tecnológico  de forma integrada ao desenvolvimento socioeconômico regional, vislumbram-se parcerias com órgãos governamentais e não-governamentais, empresas e entidades voltadas para  o desenvolvimento do Estado.

Dentre outros resultados esperados, em consonância com a proposta de criação dos Institutos Intercâmpus da UFT, pretende-se com o Ipex-Eito contribuir para superação das desigualdades regionais, obter melhorias no processo de produção e difusão de novos conhecimentos e tecnologias, aproximar a Universidade das questões regionais por meio de projetos de pesquisa e extensão, e promover a articulação e a integração do capital intelectual disponível na estrutura multicâmpus da Universidade.

Histórico

O Instituto de Pesquisa e Extensão do Empreendedorismo Inovador do TO (Ipex-Eito) foi construído de maneira participativa e alinhada com o Planejamento Estratégico da UFT, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade e as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sianes). Seu projeto inicial conta com a participação de pesquisadores dos câmpus de Palmas, Araguaína e Gurupi.

Em linhas gerais, sua proposta é confrontar o distanciamento entre o conhecimento produzido pela academia e aquele produzido pelos empresários, promovendo a interseção destes por meio de projetos e eventos nas áreas de empreendedorismo e inovação detectadas, conforme as carências detectadas nos trabalhos iniciais de análise do ambiente empresarial que fundamentam o direcionamento das ações.

A produção de materiais como relatórios, apostilas, glossários específicos e outras produções técnicas e científicas dentro da área em voga servirá de apoio para empresários e demais interessados neste ambiente, para a tomada de decisão. Além disto, a proposta de uma plataforma específica online do projeto, disponibilizará além das produções próprias, a inclusão por parte dos cadastrados, além de  informações relativas a  assuntos relacionados ao projeto.Será estruturados por eixo a partir de grandes áreas de pesquisa e de extensão numa perspectiva inter e transdisciplinar e terá  como princípios norteadores a excelência, interação entre pesquisadores, mobilidade, atratividade  redução de assimetrias. 

Nesse entendimento o diagnóstico e a pesquisa são instrumentos metodológicos essenciais para o direcionamento de ações eficazes. Especificamente no projeto proposto, o estudo e análise das potencialidades econômicas e cadeias produtivas dos municípios abrangidos pela região em intervenção, subsidiarão a proposição de projetos e práticas inovadores. A caracterização das atividades científicas e parque laboratorial da  instituições de ensino superior , possibilitarão a aplicabilidade de  ações  seja na resolução de gargalos técnicos, bem como, na agregação de competitividade dos produtos e ou processos desenvolvidos pelas empresas e ou organizações.Assim a descrição técnica das potencialidades e ou necessidades da região e possibilidades de execução de pesquisas aplicadas inovadoras, poderão criar portfólio de investimento, assim como, o estímulo para a  abertura de novas empresas e ou melhoria dos processos

O Tocantins se caracteriza por ser um estado multicultural. O caráter heterogêngeo de sua população coloca para a Universidade Federal do Tocantins o desafio de promover práticas educativas que promovam o ser humano e elevem o nível de vida da população. A inserção da UFT neste contexto se dá por meio dos diversos cursos de graduaçao, pós-graduação em nível de mestrado, doutorado e a integração entre a pesquisa e a extensão, propiciando a formação de profissionais que produzem conhecimento para a transformação e desenvolvimento do Estado.

As demandas apresentadas a Universidade Federal do Tocantins pela sociedade relativas ao desenvolvimento da ciência, tecnologia, criação e difusão de conhecimento cultural científico e técnico que constituem o patrimônio da humanidade têm sinalizado de forma recorrente a necessidade de promovermos a articulação entre os professores e pesquisadores dos câmpus de norte a sul do Estado do Tocantins. Pesquisadores desenvolvem trabalhos em áreas integradas ou complementares e não se articulam como forma de fortalecer as linhas de pesquisa e extensão e a produção de conhecimento e consequentemente de tornar-ser referência para o contexto regional nacional e internacional. 

Integrantes

Membros Internos (UFT)

  • Kleber Abreu (Professor/pesquisador - Câmpus de Araguaína) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Claudomiro  Moura André (Professor/pesquisador - Câmpus de Palmas) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Alexandro  Fernan (Pesquisador - Câmpus de Gurupi) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Eduardo Andrea Lemus Erasmo (Professor/pesquisador - Câmpus de Palmas) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Marli Terezinha Vieira (Professora/pesquisadora - Câmpus de Palmas) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Ana Lúcia Medeiros (Professora/pesquisadora - Câmpus de Palmas) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Marco Balleiro (Pesquisador - Núcleo de Inovação Tecnológica) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Horllys Barreto (Professor/pesquisador - Câmpus de Gurupi) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Graziela Reis (Professora/pesquisadora - Câmpus de Palmas) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
  • Claudia Auler (Professora/pesquisadora - Câmpus de Gurupi) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Fernando Sérgio de Toledo  Fonseca (Professor/pesquisador - Câmpus de Araguaina) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Membros Externos (outras instituições)

  • Rodrigo Luz (Professor/pesquisador - Universidade de Passo Fundo - UPF) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Selma Regina Martins Oliveira (Professora/pesquisadora - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFF) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Linhas de Atuação

...

Projetos de Pesquisa

Em andamento:

 

Informações nacional e internacional no âmbito de incubadoras e startups
Descrição: Este projeto é endereçado ao estudo das incubadoras e startups em âmbito nacional e internacional. Nesta perspectiva, algumas questões serão exploradas nesta primeira etapa do estudo: tipologia, características, melhores práticas, performance das incubadoras, impacto das incubadoras na performance das startups
Situação: Em andamento
Alunos envolvidos: Graduação (2).
Integrantes: Marli Terezinha Vieira, Selma Regina Martins Oliveira (Coordenadora) e Graziela Reis.

 

Um estudo sobre a sustentabilidade econômica do agronegócio no Estado do Tocantins, a partir da alavancagem do crédito rural
Descrição: 
Identificar sustentabilidade econômica do agronegócio no Estado do Tocantins, com a alavancagem financeira do crédito rural.
Situação: Em andamento;
Alunos envolvidos: Graduação (1)
Integrantes: Marli Terezinha Vieira (Coordenadora)

 

Um estudo sobre os intangíveis, proposta de avaliação utilizando o balancedscorecard
Descrição: Com as constantes transformações e evolução na economia, as empresas estão se deparando com uma nova realidade, onde a competição vem ameaçando as empresas e a utilização do conhecimento é fundamental para que estas se adaptem às novas exigências do mercado. E as organizações estão buscando um posicionamento estratégico e diferenciado, e com isso surge o papel importante dos intangíveis e o grande desafio da sua identificação e mensuração. E a aplicação do conhecimento aliado às tecnologias disponíveis produz benefícios intangíveis agregando valor na empresa denominando de capital intelectual. Sendo assim, esta pesquisa objetiva desenvolver uma proposta metodológica de avaliação do capital intelectual e conhecimento, utilizando o Balanced Scorecard, com vistas a aperfeiçoar os procedimentos existentes de avaliação e reduzir a subjetividade nos resultados alcançados. O presente estudo tem caráter exploratório quali-quantitativo e será utilizado pesquisa de campo e dados estatísticos para cumprir a amostra.Pretende-se com os resultados alcançados submeter artigo a congressos e revistas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1)
Integrantes: Marli Terezinha Vieira  e Selma Regina Martins Oliveira

 

Gestão e Financiamento da Educação na Amazônia Legal
Descrição: A educação tem papel fundamental no desenvolvimento de um país, tendo em vista que ela, dentre outras finalidades, é utilizada como um importante instrumento a ser usado para promover as capacitações das pessoas que induzem as liberdades substantivas e instrumentais dos cidadãos. (SEN, 2000). Nesse sentido, a educação é percebida nesse projeto
de pesquisa, enquanto instrumento capaz de promover o desenvolvimento na perspectiva da dignidade humana e das liberdades individuais. Os objetivos da pesquisa são: analisar a gestão e o financiamento da educação na Amazônia Legal do Brasil e analisar a função do Estado enquanto alocador de recursos para garantir a oferta da educação e estudar as políticas de financiamento do sistema na Amazônia Legal.
Situação: Em andamento
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (5)
Integrantes: Ana Lucia de Medeiros (Coordenadora), Claudomiro Moura Gomes Andre, Jaasiel dos Santos Nascimento, Michelle Matilde S. Duarte, Erica LissandraBertolossi Dantas, Luana Borges de Sousa e Cyntia Silva.
Número de orientações: 6

Projetos de Extensão

Em andamento:

Incubadora de Empresas

A Incubadora de Empresas um projeto de extensão que serve como instrumento de pesquisa e extensão. Tem como objetivo geral a coordenação e a integração das ações de ensino,pesquisa e extensão com a comunidade interna e externa, com vista ao apoio à formação e à consolidação de inovação e empreendedorismo, sob os aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos, de recursos humanos e financeiros, de modo a assegurar o  fortalecimento, e a  consolidação no mercado local. 

Saiba mais em www.uft.edu.br/incubadorapalmas.

 

Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT)

Representado pela sigla NIT, constituído com base na Lei de Inovação (Lei n° 10.973/2004) é, essencialmente, o órgão da Universidade Federal do Tocantins responsável por ações que promovam a inovação tecnológica e a proteção das criações intelectuais dos pesquisadores e comunidade acadêmica em geral. Por consequência de suas funções precípuas também trabalha para criar mecanismos e parcerias que promovam a aproximação da UFT com indústrias e empresas privadas, de forma a contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. O NIT da UFT foi criado pela Resolução n° 02/2011 do Conselho de Pesquisa e Extensão (Consepe) em 10 de fevereiro de 2011, e está vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq).

Saiba mais em www.uft.edu.br/nit.

 

Projeto de Interação entre Cursos de Graduação e Pós-Graduação

Esse eixo programático terá o propósito de alinhar as temáticas discutidas em cursos de pós-graduação com seus respectivos cursos de graduação, na tentativa de encontrar pontos comuns de pesquisa que possam favorecer a produção científica tanto na graduação quanto na pós-graduação.Nesse limiar o instituto funcionará como um laboratório que  se depara com o  processo da  informação multidisciplinar, os sistemas, o processamento, a transferência e a utilização da informação bem como a transferência desta informação para a sociedade. 

 

Projeto de Fortalecimento e Expansão com Qualidade do Ensino de Graduação e da Pós-Graduação

As transformações conjunturais são materializadas no processo de globalização da economia e têm impactado diretamente na gestão das organizações, independentemente de seus objetivos econômicos. Diante disso, a competitividade tem ocasionado uma mudança de postura dos gestores quanto às operações internas e externas, no sentido de se adaptar ao contexto desse novo ambiente.

Assim, surge a necessidade de fortalecimento e expansão do ensino de graduação e pós-graduação com qualidade, formando profissionais capacitados para inovação, gerenciamento e controle das informações organizacionais, bem como para as regulamentações e incentivos aos empresários que o governo fixa para os diversos segmentos da economia.

Ao estabelecer uma conexão entre o ensino da graduação e da pós-graduação, busca-se um diferencial competitivo e a melhoria dos resultados da empresa, por meio da inovação e otimização dos recursos que recaem sobre as atividades e desenvolvimento de novos produtos.Por isso, é fundamental a informação e  gestão eficiente na otimização  dos resultados e consequentemente para o desenvolvimento econômico da região. 

Ainda, esse eixo tem-se o propósito de buscar instituições parceiras que possam contribuir com recursos financeiros e econômicospara instrumentalizar a consolidação e abertura de novos programas de pós-graduação. Nesse sentido justifica-se o projeto de fortalecimento e expansão com qualidade do ensino de graduação e da pós-graduação.

 

Projeto de utilização de novas tecnologias, incluindo as digitais de informação e comunicação

Tem como objetivo fortalecer ações de incentivo ao surgimento de startups por meio de editais de fomento e atração de capital de investimento, principalmente para empresas que tenham como escopo o desenvolvimento de tecnologias de comunicação, e da utilização do ambiente virtual já estruturado na UFT, com o uso de ferramentas tecnológicas para a melhoria do desempenho das organizações.

Contatos

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Bloco da Proap | Câmpus de Palmas
Palmas/TO | 77001-090

Telefones: (63) 98403-5035

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Presidente: Marli Terezinha Vieira

Fim do conteúdo da página