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Funcionamento

Os projetos especiais em educação são concebidos a partir de políticas e programas desenvolvidos pela Diretoria de Políticas e Programas Especiais em Educação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Tocantins (DPPEE/PROGRAD/UFT). Os projetos são realizados buscando o desenvolvimento dos discentes, docentes, técnicos e cursos de graduação de forma integrada e indissociável em atividades de ensino, extensão e pesquisa.

A implantação das políticas e programas especiais em educação tem o objetivo de melhorar os indicadores de ensino-aprendizagem acadêmico; proporcionar ações que colaborem com a permanência e sucesso dos alunos da graduação no processo ensino-aprendizagem; permitir o envolvimento dos alunos de forma indissociável nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão; possibilitar a utilização do potencial do aluno assegurando-lhe uma formação profissional qualificada; e permitir a implementação das ações previstas no Projeto Pedagógico do Curso de graduação, do Plano Pedagógico Institucional e Plano de Desenvolvimento Institucional.

Atualmente, existem duas classes de programas especiais em educação: internos e os externos. Os programas internos são realizados a partir das políticas institucionais e fomento da própria universidade, em geral, para direcionar esforços em oportunidades e desafios detectados a partir das avaliações internas, realizadas pela Comissão Própria de Avaliação e indicadores acadêmicos e orçamentários. Os programas externos são realizados a partir de políticas do governo federal e estadual para apoio ou estímulo ao desenvolvimento de uma ação nas instituições de ensino superior em nível federativo. Destacam-se como programas internos o Programa Institucional de Monitoria e Monitoria Indígena e o Programa de Apoio ao Discente Ingressante. Os externos, podem ser citados o Programa de Educação Tutorial, Programa de Institucional de Iniciação à Docência e o Programa Residência Pedagógica.

Os projetos especiais em educação devem ser aplicados às demandas dos cursos de graduação para que sejam analisados as potencialidades e os desafios a partir de ações de melhoria contínua, buscando estratégias de inovação pedagógica para tornar o processo de ensino-aprendizado mais conveniente e eficiente. Diante disso, o cenário de atuação das políticas, programas e projetos especiais em educação são representados e organizados conforme o esquema apresentado a seguir. Nesse contexto, destaca-se que o Programa Institucional de Inovação Pedagógica fomentará um conjunto de Projetos de Inovação Pedagógica junto aos cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins a partir as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Todos os 37 cursos da Universidade Federal do Tocantins, no câmpus Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional terão a possibilidade de executar um Projeto de Inovação Pedagógica dentro do Programa. Porém, deve-se ressaltar que a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão deve estar presente nas políticas, programas e projetos em educação, sendo elemento necessários para o fomento aos projetos. O programa e os projetos devem incorporar características pautadas nos eixos: a) educação inovadora com excelência e qualidade; b) inclusão social; c) inovação, transferência de tecnologia e empreendedorismo; d) reconhecimento social; e) instrumentos de governança pública. Portanto, esses são elementos norteadores para a concepção de programas especiais em educação que tenham a capacidade de geração de produtos e/ou serviços aplicáveis a inovação pedagógica (PSIP) seguindo o esquema mostrado a seguir.

O Programa Institucional de Inovação Pedagógica será implantado em caráter experimental no ano de 2021, e caso tenha sucesso, tornar-se-á uma atividade ativa a longo prazo dentro do escopo do Plano de Desenvolvimento Institucional. A periodicidade será anual e contará com ações de planejamento, execução e avaliação, para permitir o diagnóstico, monitoramento e controle das atividades realizadas pela equipe executora, buscando critérios de minimização e mitigação dos riscos, assim como a maximização da qualidade dos produtos e serviços pedagógicos gerados em cada projeto. Em cada fase, serão apontados as atividades e os produtos a serem gerados de forma clara e objetiva a toda equipe de execução do programa. O esquema abaixo apresenta a proposta do plano de execução anual dos Projetos de Inovação Pedagógica, previsto a ser aplicado anualmente dentro do previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025.

O programa e os projetos contarão com o apoio administrativo, financeiro e tecnológico das pró-reitorias, diretorias e superintendências, para proverem os meios de execução das ações dos programas. A partir das políticas e diretrizes estabelecidas pela equipe gestora e do apoio operacional, serão constituídas as equipes executoras dos projetos de inovação pedagógica. As equipes executoras serão compostas pelos docentes, alunos de graduação e pós-graduação cuja função é executar na prática as ações de inovação junto a um público-alvo atendendo docentes, coordenadores, alunos, técnicos, instituições e público externo da instituição, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. O esquema abaixo apresenta a dinâmica de atividades previstas para cada um dos atores.

As equipes executoras dos PIPs receberão incentivos financeiros na forma de auxílio para os docentes e bolsas para os alunos de graduação e pós-graduação. A equipe será formada por um docente coordenador denominado CIP, um aluno de pós-graduação chamado TIP e seis alunos dos cursos de graduação definidos como MIP. A Tabela abaixo apresenta as informações gerais sobre as denominações, carga horária, tipo de auxílio concedido e o valor dos auxílios para cada um dos atores.

Sigla

Descrição

C.H. Semanal

Tipo de Auxílio

Valor (R$)

CIP

Coordenador(a) em Inovação Pedagógica

08

Auxílio

600,00

TIP

Tutor(a) em Inovação Pedagógica

16

Bolsa

1.000,00

MIP

Monitores em Inovação Pedagógica

16

Bolsa

400,00

A estrutura organizacional do PIIP será gerenciada pelo NIP. O NIP contará com analistas de projetos das quatro Pró-Reitorias finalísticas da Universidade Federal do Tocantins, responsáveis pela execução das atividades operacionais de ensino, pesquisa e extensão, bem como pelos auxílios para a manutenção dos discentes na instituição. O PIIP terá diversos Projetos de Inovação Pedagógica executados em nível de Campus Universitário de forma integrada e interdisciplinar. Cada PIP contará com uma equipe de docentes e discentes da graduação e pós-graduação da UFT formados a partir dos diversos cursos nos Câmpus Universitários.

 

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