Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Gespol > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

O Mestrado em Gestão de Políticas Públicas (Gespol) nasceu no ano de 2013 diante uma necessidade que o Estado do Tocantins tem em capacitar gestores em alto nível para implantar, gerir e avaliar políticas públicas em padrões de elevada eficácia e excelência, mesmo existindo um programa acadêmico na UFT, o Mestrado em Desenvolvimento Regional, que atende fundamentalmente profissionais com foco e perspectivas profissionais relacionadas com o ensino e a pesquisa.

Neste referido Mestrado Acadêmico, existe uma linha de políticas públicas, porém pelo formato e concepção do Mestrado Acadêmico não atende a grande demanda de profissionais que trabalham nos Governos Municipais, Estadual e Federal sediados no Estado do Tocantins.

O Gespol também nasceu impulsionado pela oferta, no ano de 2010, dos Cursos de Especialização em Gestão Pública e Gestão Pública Municipal, do Programa Nacional de Administração Pública. Estes cursos foram oferecidos na modalidade à distância a fim de atender o maior número possível de profissionais atuantes ou interessados em atuar na área pública, principalmente, em localidades que não dispunham de acesso a instituições de ensino com essa característica. Assim, minimizou a necessidade de deslocamento de servidores para outras regiões em busca dessa capacitação e reduz a necessidade de concessão de licenças para esse fim.

A primeira seleção recebeu uma demanda de cerca de 700 inscrições, para os dois cursos de especialização, distribuídas entre nove polos de apoio presencial. Na segunda seleção foram cerca de 600 inscrições para quatro polos. Essas demandas, em sua maioria, referem-se a servidores públicos das três esferas do governo que buscam uma capacitação profissional no âmbito acadêmico que substanciem suas atividades profissionais, enquanto servidores públicos, visto que essa formação específica proporciona ao futuro especialista maior conhecimento sobre a importância de sua atividade. Adicionalmente, provoca uma visão mais crítica sobre a administração pública, pois perpassa por discussões que abordam suas características, especificidades e gargalos.

Por conta dessa iniciativa, cerca de 60 instituições foram submetidas a essa análise no estado do Tocantins das quais podemos citar instituições de ensino, segurança, saúde, fiscal, sociais etc. Nos relatórios apresentados contam que, para algumas delas, essa foi a primeira vez que gestores e servidores começaram a planejar ou implementar melhoria nos processos. O que demonstra a importância de um curso nessa área não apenas para benefício pessoal do servidor que se capacita, mas também para a instituição em que o servidor atua, por passar a contar com esse novo olhar sobre seus processos.

O Gespol já realizou ao longo de sua história algumas importantes parcerias institucionais. Nos anos de 2014 e 2015, titulou dez técnicos administrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e dez servidores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO). Vários trabalhos profissionais foram realizados por docentes e discentes, inclusive vários deles publicados em revistas científicas da área. Também, vários planos e ações de desenvolvimento institucional foram implantadas com efeitos de melhoria já sentidos pelas instituições parceiras.

No ano de 2016, iniciou-se uma parceria com o Centro Universitário de Gurupi, que é uma instituição pública de Ensino Superior situada no município de Gurupi, na região sul do estado do Tocantins.

Fim do conteúdo da página