Página inicial > Geografia (Porto Nacional) > Mais > Eventos > Ensino > Cursos de Graduação > Pedagogia - Licenciatura - Arraias

Pedagogia - Licenciatura - Arraias

Dados Gerais sobre o Curso
Local: Câmpus de Arraias
Formação: Licenciado
Criação e Autorização: Decreto Federal de 20/04/1993-DOU de 22/04/1993, S.1, p.5164.
Reconhecimento: Portaria MEC nº 440 de 18/03/1997-DOU de 20/03/1997, S.1, p. 5607.
Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC nº 2.238 de 08/12/2010-DOU de 09/12/2010, S.1, p. 38
Objetivos do curso

O Curso de Pedagogia (Licenciatura) destina-se a formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos Cursos de Formação de Professores em Nível Médio, na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando: - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação e de projetos e experiências educativas não-escolares; - produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional em contextos escolares e não-escolares.

Perfil e campo de atuação do profissional formado em Pedagogia (Licenciatura)

A identidade do Pedagogo define-se pelo exercício das atividades docentes que compreendem funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas nos Cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal e em Cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas, nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos; de organização e gestão de sistemas, instituições de ensino e processos educativos e de produção e difusão de conhecimento do campo educacional. O graduado pelo curso de Pedagogia da UFT- Campus Universitário de Arraias terá consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas que se articulam ao longo do curso e será capaz de atuar com eficiência na docência, na gestão e no apoio escolar.

O licenciado em Pedagogia por este curso poderá atuar: na docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal. Poderá atuar também na Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos. Uma delas é na gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação; na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

registrado em: ,