Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Filosofia > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Desde sua criação, o Curso de Licenciatura em Filosofia busca responder à expectativa da sociedade, que espera da UFT um curso centrado na realidade do ensino e seus desafios contemporâneos no Estado do Tocantins, seguindo as diretrizes legais do Ministério da Educação e capaz de difundir conhecimento crítico para o desenvolvimento social e político no contexto da Amazônia.

A Licenciatura em Filosofia, que foi criada juntamente com a Licenciatura em Teatro, partilha com esta aulas e espaços, especialmente nos três primeiros semestres, contemplando as propostas originais do Projeto Reuni da UFT. Atualmente o Curso conta com um corpo docente formado por 17 professores do quadro efetivo e tem aulas ministradas majoritariamente no período noturno, mas o Curso igualmente oferece atividades complementares em turnos variados, abarcando o maior número de interessados possível dentro e fora da UFT. Boa parte dessas atividades é resultante de projetos de extensão, embora se configurem como atividades corriqueiras que inserem o Curso de Filosofia, bem como a UFT, na vida cotidiana da cidade de Palmas e do Estado do Tocantins, cumprindo o papel social ao qual toda universidade é destinada. Os professores se dedicam igualmente ao trabalho de pesquisa atrelado aos diversos projetos desenvolvidos pelos docentes, que geram grupos de pesquisa conjuntamente com os estudantes e demais interessados nos temas abordados. Tais projetos e grupos contemplam toda comunidade acadêmica e palmense, pois deles resultam mesmo as propostas de extensão mencionadas acima e que são submetidas à avaliação e postas em curso na UFT e no município.

O Curso de Licenciatura em Filosofia se consolidou com a criação da Pós-Graduação lato sensu em Ética e Ensino de Filosofia, que tem um papel estratégico na qualificação de professores que atuam na Educação Básica, bem como dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo/UFT), criado em 2016.

Fim do conteúdo da página