Página inicial > Últimas Notícias > Afrofuturismo e Ancestralidade: curso de Educação do Campo da UFT realiza seminário
Arraias

Escrito por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Martes, 21 Marzo 2023 09:06 | Última actualización: Miércoles, 05 Abril 2023 17:32

O curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realiza, nos dias 31/03 e 01/04, o seminário Afrofuturismo e Ancestralidade. O evento será realizado no Território Quilombola Kalunga Engenho II, na cidade de Cavalcante (GO) e contará com a organização dos alunos do curso das comunidades Teresina e Cavalcante, coordenados pelos professores Wilson Rogério Santos, Rachel Cosme Santos, Luiz Felipe Mundim e Ana Roseli Paes Santos.

Serão desenvolvidas, no seminário, diversas atividades: oficinas voltadas ao ensino de arte para as crianças locais, desfiles, atividades artísticas, além de uma roda de conversa entre os anciões da localidade e os jovens quilombolas e acadêmicos.

Como pano de fundo, o encontro trará a definição da importância dos saberes ancestrais globalizados a partir da diáspora africana, dialogando com os conceitos do afrofuturismo - movimento cultural que vislumbra a tecnologia como suporte para a projeção de um futuro surgido do ponto de vista da comunidade negra e estruturado a partir da tecnocultura, da filosofia, da arte e da construção de obras literárias, musicais, acadêmicas, do audiovisual e, inclusive, as de ficção científica.

O seminário sucederá em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação de Cavalcante, com a Associação Comunitária Kalunga do Engenho II e a Associação Quilombola Kalunga.

Programação do evento
Abertura  31/03 19h Roda de conversa sobre a ancestralidade.
Oficinas 01/04

08h às 11h