Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Teatro recebe nota máxima em avaliação do Inep
Excelência

Curso de Teatro recebe nota máxima em avaliação do Inep

Escrito por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 16 Marzo 2023 18:07 | Última actualización: Jueves, 16 Marzo 2023 18:07

Curso de Teatro recebe nota máxima em avaliação do Inep (Arte: Job/UFT)

O curso de Licenciatura em Teatro, do Câmpus de Palmas, foi avaliado com nota 5 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A nota foi o resultado do alto desempenho do curso na Avaliação Externa in loco, ferramenta do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), desenvolvida para garantir a qualidade de ensino.

Thaíse Nardim, professora do curso de Teatro, explica que a avaliação foi feita de forma virtual, pois ainda segue protocolos de segurança decorrentes da pandemia de Covid-19: ''Por três dias, nós recebemos a Comissão, composta por dois avaliadores do Inep, que são professores de Teatro em outras IES’s. Eles avaliaram um grande conjunto de documentos - atas de reuniões de colegiado e do NDE, Planos de Ensino, currículos dos docentes, relatórios de projetos de extensão e muitas outras coisas''.

A análise dessa documentação é apenas umas das dimensões levadas em consideração. Foram pontuados também a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. A maior nota do curso foi quanto ao corpo docente.

''Eles também fizeram uma visita virtual às nossas instalações, visualizando, em detalhes, as nossas salas de professores, no Bloco BALA 2; nossos laboratórios didáticos, no Bloco B; e muitos outros ambientes no Câmpus, que nossos alunos usam. Além disso, também tiveram reuniões com o NDE, com o corpo docente e com os estudantes do curso. Na nossa reunião de estudantes, participaram também alguns egressos, que colaboraram muito para que a Comissão tivesse uma visão real e justa do curso'', acrescenta.

Evolução

Na última avaliação, realizada em 2014, o curso recebeu nota 3, o mínimo para continuar funcionando. Diante dos apontamentos feitos e dos problemas identificados, o curso se reuniu para discutir o melhor caminho a se tomar para mudar essa realidade.

A partir dos relatórios dos avaliadores, um novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi elaborado e aprovado pela Resolução n° 29/2018 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Além disso, o curso passou a dispor de um complexo com laboratórios de cenografia, música, encenação e práticas cênicas.

''Essa nota registra o trabalho árduo que toda a equipe vem realizando, desde 2014. Ainda que os cortes de verbas sofridos tenham provocado muito impacto na dimensão estrutural, deficiência que fica bem registrada no relatório da avaliação, o trabalho da equipe de professores e técnicos e a paixão dos estudantes pelo curso colaboraram para que esses prejuízos fossem mitigados'', relembra Thaíse Nardim.

Sobre o curso

A Licenciatura em Teatro, da Universidade Federal do Tocantins, foi criada em 2009 com a proposta de oferecer uma formação artística e humanística para que o professor-artista considere seu papel de agente cultural, social e político e desenvolver centros de Artes capazes de contribuir com a evolução cultural, artística, social, econômica e política.

Alunos do curso de Teatro participam de tradicional espetáculo da Semana Santa;

Curso de Teatro da UFT promove a peça "Eu vou morrer no Brasil";

Festival de Circo de Taquaruçu conta com a parceria do curso de Teatro da UFT;

Projeto Teatro na Comunidade leva apresentação ao setor Morada do Sol;

Formandos do Curso de Teatro da UFT estreiam espetáculo de formatura no dia 01 de dezembro.

Acompanhe as notícias sobre o curso no Portal da UFT e nos perfis oficiais nas redes sociais.

marcador(es): Palmas,Teatro,Home