Página inicial > Últimas Notícias > Professora Adriana Malvasio recebe homenagem por suas contribuições à UFT

Professora Adriana Malvasio recebe homenagem por suas contribuições à UFT

Escrito por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Martes, 14 Marzo 2023 15:45 | Última actualización: Martes, 14 Marzo 2023 16:26

Na manhã desta terça-feira, 14 de março, o Colegiado do curso de Engenharia Ambiental da UFT, juntamente com o Centro Acadêmico e Atlética do mesmo curso realizaram uma cerimônia de homenagem à professora Adriana Malvasio, que está se aposentando de suas funções na UFT. A cerimônia contou com a presença de professores e do coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Sérgio Carlos Bernardo Queirós. Alunos e técnicos administrativos também participaram da homenagem, que foi realizada no auditório do prédio da Reitoria.

Durante a cerimônia, os professores, alunos e técnicos administrativos falaram com muita emoção sobre momentos partilhados com a professora e destacaram a importância do seu trabalho para o desenvolvimento do curso de Engenharia Ambiental. A professora também foi presenteada com um arranjo de flores e um quadro representando o trabalho ambiental realizado por ela, durante os 20 anos em que atuou na UFT. O professor Sérgio, coordenador do curso, falou do sentimento de gratidão que toda comunidade de Engenharia Ambiental tem pela professora: “Todos os professores do curso, os alunos e a comunidade do curso de Engenharia Ambiental só têm a agradecer à professora Adriana Malvasio, por toda a dedicação, empenho e amor com que ela serviu à UFT e ao nosso curso, por esses 20 anos”.

O professor Sérgio também destacou que os frutos deixados pelo trabalho da professora Adriana vão seguir transformando a realidade ambiental do Tocantins: “Ela deixa um legado de pesquisa, de paixão pelo meio ambiente e que muitos alunos continuam e vão continuar o trabalho dela em vários locais, porque ela está deixando alunos que foram para órgãos públicos da área do meio ambiente, Naturatins, Ibama, secretaria municipal de meio ambiente, e alunos que estão dando aula hoje no curso. A gente tem professores do nosso Colegiado que ela orientou. Então, é um legado maravilhoso que ela deixa e desejo felicidades para essa nova etapa na vida dela”.

A professora Adriana enfatizou que a cerimônia de homenagem foi um momento muito emocionante: “Essa homenagem foi lindíssima! Eu fiquei muito, muito emocionada, eu não esperava mesmo. Eu que sou grata. Sempre que penso nessa trajetória de 20 anos,  na UFT, eu que tenho uma gratidão enorme à Instituição, ao Colegiado de Engenharia Ambiental, aos outros colegiados em que eu trabalhei, aos professores, alunos e técnicos administrativos e ao estado do Tocantins”.

Ela também ressaltou a importância do Tocantins na construção do seu trabalho: “Eu sempre fiz muitos trabalhos de campo com fauna, e graças à natureza, que ainda é muito conservada aqui no Estado apesar dos problemas  ambientais, ainda tem muita natureza intacta, é que foi possível realizar o tipo de trabalho de Ecologia que eu realizo. Então, eu só tenho a agradecer. A homenagem foi belíssima e consagrou, com chave de ouro, esses anos de carreira”.

Adriana também frisou que pretende ficar mais perto da família, mas, mesmo com a aposentadoria, quer continuar atuando na área da educação: “Em relação a projetos futuros, eu vou ter que me mudar de Palmas, porque meus filhos estão morando em São Paulo, então eu quero sim ficar mais perto deles, e continuo com projetos  de fazer trabalhos voluntários lá, na área de educação. Então, vou trabalhar provavelmente com pessoas mais vulneráveis  e dar uma parte disso que eu recebi aqui durante tantos anos, devolver para eles”.

Sobre Adriana Malvasio

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Adriana Malvasio possui mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP), e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP). Fez pós-doutoramento no Laboratório de Ecologia Animal do Departamento de Biologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq/USP).

Faz parte do corpo docente do curso de Engenharia  Ambiental da Universidade Federal do Tocantins, desde 2003, onde ministrou as disciplinas de Ecologia e Caracterização Ambiental I, coordenou o Laboratório  de Ecologia e Zoologia e desenvolveu pesquisas na área de Zoologia e Ecologia Animal, com ênfase em Quelônios e Crocodilianos, além de Educação Ambiental relacionada à fauna desses grupos.