Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos de Engenharia Civil da UFT realizam levantamento cadastral da área da futura sede da Polícia Federal
Engenharia Civil

Escrito por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 10 Febrero 2023 12:16 | Última actualización: Jueves, 06 Julio 2023 23:22

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins, realizou, ainda no ano passado, o levantamento cadastral da área onde será construída a futura sede da Polícia Federal, em Palmas.

As atividades práticas de campo foram coordenadas pela professora Roberta Oliveira, do curso de Engenharia Civil do Câmpus de Palmas, e envolveu os acadêmicos das disciplinas de Topografia I e II. Na ação, os estudantes desenvolveram um levantamento planialtimétrico com reconhecimento da área de interesse para a construção da futura sede da PF.

Após a visita, a Superintendência Regional da Polícia Federal doou equipamentos de medições submétricas que visam apoiar e atender as atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental: um par de GPS e uma Estação Total Topcon.

Coordenador do curso de Engenharia Civil, Marcus Vinícius Souza e a professora Roberta Oliveira, ao lado dos equipamentos doados.

A calibragem dos equipamentos será requisitada pela Coordenação do curso, uma vez que os aparelhos nunca foram utilizados. "Em termos de tecnologia, a Estação Total é das melhores. Os GPS são os únicos aparelhos que precisam de uma atualização, para que possam atingir uma precisão milimétrica", explica a professora.

"Meu objetivo, como professora, é que meus alunos tenham contato com esse maquinário, saibam da existência desse tipo de tecnologia e compreendam as formas de utilização, para que saiam preparados para o mercado de trabalho", ressalta Roberta Oliveira. Assim, segundo a docente, o propósito é ficar menos tempo em sala de aula e passar mais tempo em atividades de campo.

marcador(es): Aluno,Engenharia Civil,Home