Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos de Engenharia Civil da UFT realizam levantamento cadastral da área da futura sede da Polícia Federal
Início do conteúdo da página
Engenharia Civil

Acadêmicos de Engenharia Civil da UFT realizam levantamento cadastral da área da futura sede da Polícia Federal

Escrito por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 10 Febrero 2023 12:16 | Última actualización: Jueves, 06 Julio 2023 23:22

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins, realizou, ainda no ano passado, o levantamento cadastral da área onde será construída a futura sede da Polícia Federal, em Palmas.

As atividades práticas de campo foram coordenadas pela professora Roberta Oliveira, do curso de Engenharia Civil do Câmpus de Palmas, e envolveu os acadêmicos das disciplinas de Topografia I e II. Na ação, os estudantes desenvolveram um levantamento planialtimétrico com reconhecimento da área de interesse para a construção da futura sede da PF. 

Após a visita, a Superintendência Regional da Polícia Federal doou equipamentos de medições submétricas que visam apoiar e atender as atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental: um par de GPS e uma Estação Total Topcon.

Coordenador do curso de Engenharia Civil, Marcus Vinícius Souza e a professora Roberta Oliveira, ao lado dos equipamentos doados.

A calibragem dos equipamentos será requisitada pela Coordenação do curso, uma vez que os aparelhos nunca foram utilizados. "Em termos de tecnologia, a Estação Total é das melhores. Os GPS são os únicos aparelhos que precisam de uma atualização, para que possam atingir uma precisão milimétrica", explica a professora.

"Meu objetivo, como professora, é que meus alunos tenham contato com esse maquinário, saibam da existência desse tipo de tecnologia e compreendam as formas de utilização, para que saiam preparados para o mercado de trabalho", ressalta Roberta Oliveira. Assim, segundo a docente, o propósito é ficar menos tempo em sala de aula e passar mais tempo em atividades de campo.

 

registrado em:
marcador(es): Aluno,Engenharia Civil,Home
Fim do conteúdo da página