Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para oficinas e minicursos do I Inova e do I Qualifica
I Inova UFT

Abertas as inscrições para oficinas e minicursos do I Inova e do I Qualifica

Escrito por Bianca Zanella | Publicado: Viernes, 27 Enero 2023 11:58 | Última actualización: Jueves, 02 Febrero 2023 11:46

Eventos integrados sobre inovação pedagógica são voltados para o público docente e incluem atividades para todos os câmpus da Universidade; programação tem início dia 6 de fevereiro

Estão abertas as inscrições para as oficinas e minicursos do "I Inova UFT - inovação pedagógica na educação superior" e do "I Qualifica UFT - metodologias inovadoras de ensino". A programação integrada, promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e pelo Câmpus de Palmas, tem início no dia 6 de fevereiro, com a conferência Inovação pedagógica: construindo práticas colaborativas e interativas”, que será realizada no auditório da Reitoria da UFT. Os convidados da abertura são os professores Felipe Carvalho, pesquisador da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), e Mariano Pimentel, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Já no âmbito do I Qualifica, que começa no dia 27 de fevereiro, será realizada no auditório do Câmpus de Palmas do IFTO a palestra "Educação Finlandesa e Pedagogia do Século XXI", no próprio dia 27, e a roda de conversa "Educação Finlandesa e Aprendizagem Ativa", dia 3 de março no auditório da Reitoria da UFT, encerrando a programação de ambos os eventos. Nessas atividades as principais convidadas são Carita Tuulikki Prokki e Virpi Maarit Heinonen, representantes da Universidade de Tampere, da Finlândia.

Entre os dias 6 de fevereiro e 3 de março também serão realizadas diversas oficinas e minicursos voltados para os professores da Instituição, sendo que no âmbito do I Inova UFT, haverá atividades presenciais em todos os câmpus da Universidade. A programação do Qualifica se concentra em Palmas para professores da UFT e do IFTO, mas as atividades com a participação das professoras finlandesas, assim como a conferência de abertura do Inova, no dia 6 de fevereiro, poderão ser acompanhadas por transmissão online e também serão abertas à comunidade em geral. Nos eventos com participação das convidadas estrangeiras haverá tradução simultânea.

As oficinas previstas na programação incluem temáticas diversas como gamificação, criação de aula na plataforma Padlet,  inovação e propriedade intelectual, sala de aula invertida, avaliação de competências em metodologias ativas, uso das plataformas SEI e plataforma de Eventos da UFT, modelagem de processos na plataforma Bizagi, produção de vídeos, Moodle, criação de conteúdos interativos na plataforma Genially, criação de conteúdos no Canva, criação de canal no YouTube, aprendizagem baseada em projetos e problemas, aprendizagem colaborativa e interativa, metaverso na educação e outros. As inscrições podem ser feitas no site no Inova UFT e no site do Qualifica UFT, onde também se encontram os detalhes das programações.

A vinda das convidadas finlandesas e demais atividades previstas no âmbito do I Qualifica UFT é resultado de um projeto do Câmpus de Palmas que está sendo realizado em parceria com o IFTO e foi contemplado com R$ 57 mil do governo do Estado do Tocantins através de uma emenda parlamentar. O restante das atividades será custeado com recursos da própria Universidade.

Mais informações sobre o I Inova podem ser obtidas pelo telefone e Whatsapp 3229-4045 ou pelo e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., com a coordenadora de Inovação Pedagógica da Prograd, Monise Busquets. Já para saber mais e tirar dúvidas sobre o I Qualifica, o contato é a assistente em administração da Direção do Câmpus de Palmas, Maria Joaquina Goulart, pelo e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. ou pelo telefone e Whatsapp 98402-7412.

Cartaz do evento Inova UFT com fotos dos palestrantes confirmados