Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professores do PPG-Letras do Câmpus de Porto Nacional publicam livros com o auxílio do Proap
Início do conteúdo da página
Publicações

Professores do PPG-Letras do Câmpus de Porto Nacional publicam livros com o auxílio do Proap

Escrito por Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 22 Diciembre 2022 14:31 | Última actualización: Viernes, 23 Diciembre 2022 11:28

Professores do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras), do Câmpus de Porto Nacional, realizaram a publicação de quatro livros. A produção das obras contou com a contribuição de discentes e de professores externos ao PPG. A ação contou com com a utilização da verba do Programa de Apoio à Pós-Graduação - Proap.

O Proap destina-se a financiar as atividades dos cursos de pós-graduação, a fim de proporcionar melhores condições para a formação de recursos humanos para a produção e o aprofundamento do conhecimento nos cursos de pós-graduação, mantidos por instituições públicas brasileiras.

Organizada pelas professoras Maria Perla Araújo Morais e Roseli Bodnar, a obra “Olhares contemporâneos sobre a literatura: pluralidade, ficção e crítica literária" é uma contribuição do Mestrado em Letras da UFT/Porto Nacional para os debates que se realizam em torno da literatura hoje. O livro apresenta reflexões sobre assuntos cruciais da sociedade como a guerra, a luta individual e coletiva, o racismo, as questões de gêneros, entre outros.

“O livro mostra como a literatura pode ser um importante espaço de discussão de nossa diversidade, ajudando a ratificar nossa democracia. Assim, os textos que o compõem enfatizam o ambiente plural de nossa sociedade e debatem as questões oriundas desse cenário”, comentou a professora Maria Perla.

 “Espaços discursivos: políticas de vida na atualidade”, dos organizadores e docentes Thiago Barbosa Soares e Nilton Milanez, trata dos discursos que são circulantes no interior do circuito social contemporâneo, em especial no Brasil. O professor Thiago Soares conta que o livro analisa como “os discursos militares, políticos, sobre os corpos e discursos feministas circulam e funcionam na atual sociedade”.

Ainda, para Soares, esse projeto materializa o espaço do lugar do qual o sujeito fala, nas circunstâncias que promove, na hora que marcou. Nunca o espaço que os discursos ocupam foi tão largamente discutido e compreendido como lugar do sujeito, simplesmente um espaço no qual ele está e participa sua história, seus dizeres, seu modo de olhar os acontecimentos, sua maneira de ver a vida e ouvir a história para, enfim, se posicionar como sujeito político de uma subjetividade, naquilo que ela tem de mais singular do sujeito, defendendo a formação das individualidades e seu consequente abraço coletivo.

 

 

Composta por 10 capítulos, “Descrição e análise linguística: da história à prática”, da professora Greize Alves da Silva, conta com a contribuição de 18 pesquisadores de diferentes universidades brasileiras. A obra objetiva trazer trabalhos que versam sobre a composição histórica da língua, suas vertentes lexicais e propostas aplicadas ao ensino de língua.

A professora enfatiza que: “O título é uma remissão direta ao que se intitula no meio científico como Análise Linguística, ou seja, conjunto de práticas de exploração de uma língua em seus múltiplos aspectos, na tentativa de compreender seu funcionamento, tanto em um plano puramente linguístico como na perspectiva extralinguística, ou seja, da relação do falante com o mundo”.

Litera&Tudo” é uma obra organizada pelos docentes Antônio Egno do Carmo Gomes, João Leonel e Lyanna Costa Carvalho, que aborda sobre os diálogos possíveis que podem ser estabelecidos a partir do texto literário. O livro defende que todas as artes, ciências e todos os conhecimentos podem dialogar com a literatura e o ponto de partida é o texto literário.

Para compor o material, foram convidados diferentes autores de diferentes linhas de pesquisa para falar sobre o diálogo da literatura com a política, com a religião, tradução e com o cinema, por exemplo. “Esses autores trouxeram diferentes olhares cada um em um capítulo para fazer jus a essa proposta de que a literatura seja um ‘porto’. Foi usada essa metáfora para fazer alusão a Porto Nacional, que é a sede do nosso Programa de Pós Graduação, a partir do qual você pode navegar em diferentes mares, ou seja, fazer diferentes reflexões e debates usando o texto literário como ponto de partida” explicou o professor Antônio Egno.

registrado em:
Fim do conteúdo da página