Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > EdUFT lança livro que discute experiências de outra constituição do espaço urbano
Início do conteúdo da página
EdUFT

EdUFT lança livro que discute experiências de outra constituição do espaço urbano

Escrito por Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Martes, 20 Diciembre 2022 09:24 | Última actualización: Miércoles, 21 Diciembre 2022 10:36

Em mais uma publicação da EdUFT, editora da UFT, o livro Cidade para a Diversidade é a segunda obra lançada pelo selo editorial, aprovado pelo Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) da UFNT/Araguaína, com o objetivo de ampliar os debates da área da Capes de planejamento urbano/demografia sobre experiências de outra constituição do espaço urbano e usos das cidades.

A obra, de organização da professora Dra. Thelma Pontes Borges e do Prof. Dr. Walace Rodrigues, envolveu dezesseis autores e autoras de sete instituições brasileiras, UFMG, IFPR, USP, UFNT, Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT), Secretaria de Educação do Paraná, Secretária de Educação de Araguaína; e duas internacionais: Secretaria Distrital de Mobilidade de Bogotá/Colômbia e Universidad Autonoma de la Ciudad de Mexico. As imagens que ilustram a capa e as seções da publicação foram feitas pelo professor dr., artista e geógrafo Estevan Bartoli, da Universidade do Estado da Amazônia/Parintins.

“A obra considerou que os debates acerca de planejamento urbano são historicamente realizados por homens, brancos e heterossexuais resultando em uma arquitetura machista e hostil às populações. Os espaços urbanos precisam ser pensados para acolher toda diversidade: mulheres, crianças, bebês, LGBTQIA+, negros; assim produz-se uma cidade contra hegemônica e para o bem comum. A ideia central é pensar uma cidade para a diversidade humana que considere as populações vulneráveis que foram historicamente alijadas da participação nas urbes”, destacou a professora Thelma.

E destacou ainda para a EdUFT, que conhecer experiências diversas pelo mundo e ampliar as discussões sobre os usos da cidade gera impacto na forma como o leitor encara a própria vivência nas urbes e ajuda também a pensar em novas alternativas de constituição do espaço urbano. “O livro é uma grande oportunidade para conhecermos debates contemporâneos sobre formas alternativas de planejamento urbano, como por exemplo o programa “Ciempiés Caminos Seguros”, que apresenta uma experiência em Bogotá, premiada no mundo todo, de rotas escolares seguras e educativas realizadas a pé, invertendo o foco do planejamento das cidades baseadas em vias para carros, transformando-as em vias para pedestre”, complementou.

O livro em versão e-book já está no site de periódicos da EdUFT, aqui.

Por Carol Azevedo - EdUFT

registrado em:
marcador(es): PPGDire,EdUFT,Home
Fim do conteúdo da página