Página inicial > Últimas Notícias > I Congresso de Alunos do Ensino Médio na UFT juntou ciência e diversão
campus de gurupi

I Congresso de Alunos do Ensino Médio na UFT juntou ciência e diversão

Escrito por Gihane Scaravonatti | Publicado: Jueves, 24 Noviembre 2022 21:58 | Última actualización: Viernes, 25 Noviembre 2022 11:51

I CONAEM Campus de Gurupi.png (Foto: Gihane Scaravonatti)

Ocorreu nesta quarta-feira (23), no Campus de Gurupi, o I Congresso de Alunos do Ensino Médio na UFT. O I CONAEM, uma iniciativa do Campus, contou com a participação de cerca de 150 estudantes, vindos de escolas públicas de Gurupi e região. A programação teve palestras, gincanas, almoço no R.U., tour pelos cursos e espaços do Campus, momento cultural, com música ao vivo, e uma aula de ciências que foi um verdadeiro show de criatividade, promovendo ampla participação dos alunos.

Diretor do campus de Gurupi_Rodrigo Tavares.jpg (Foto: Gihane Scaravonatti)Para o diretor do Campus de Gurupi, Rodrigo Tavares, a ideia do I CONAEM foi trazer os estudantes para conhecerem a UFT e os cursos do Campus. “Quisemos apresentar nossa estrutura e integrar, no Campus, esses alunos das escolas de Gurupi e municípios vizinhos, mostrar que cursos eles podem fazer no futuro, quais as bolsas e outros atrativos presentes na Universidade”, explica o diretor.

Marcela Garcia.jpg (Foto: Gihane Scaravonatti)A coordenadora de Apoio à Direção do Campus de Gurupi, Marcela Garcia, idealizadora do evento, se disse bastante satisfeita com o resultado e pretende dar continuidade à ação, com novas edições do CONAEM no Campus. “Trazer alunos do Ensino Médio à Universidade não é, em si, uma ideia nova; muitas universidades já fazem. No entanto, fizemos isso com uma uma proposta diferente: juntamos o mundo científico com o mundo dos adolescentes, mas, na linguagem deles, para que os estudantes se sentissem muito à vontade. Quisemos despertar neles o desejo de voltarem ao Campus, para ocuparem suas vagas na graduação” destaca Marcela.

“Para este I CONAEM, escolhemos o tema “venha um, venham todos!”. A proposta, que pretendemos repetir nos próximos anos, é trazê-los para conhecerem a Universidade, que é gratuita e de muita qualidade. Queremos que eles se interessem em vir estudar aqui!”, ressalta a coordenadora do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Talita Pereira de Souza Ferreira, que foi uma das organizadoras da ação.

Aula teve experimentos com choque e explosão!

Luís Flexa e Éber Souza.jpg (Foto: Gihane Scaravonatti)Um dos momentos mais marcantes do evento foi a aula de ciências trazida pelos professores do projeto Ciência Criativa. O físico Luís Flexa e o biólogo Éber Souza apresentaram princípios de física, química e biologia por meio de dinâmicas que instigaram a curiosidade, alcançaram ampla participação dos alunos e arrancaram várias gargalhadas dos adolescentes.

“Não sei quem se diverte mais: se eles ou nós!”, exclamou o professor Luís Flexa. “Nosso objetivo é desmistificar o ensino das ciências, por meio de uma metodologia divertida, e estimular os jovens a ingressarem numa carreira científica”, frisa Luís.

Experimento com nitrogênio.jpeg (Foto: Gihane Scaravonatti)Entre explosões com botijão de nitrogênio, circuito humano de corrente elétrica e outras brincadeiras inusitadas, que desafiaram – e comprovaram! - as leis científicas, os estudantes se animaram a participar dos experimentos, mesmo que isso lhes custasse alguns choques e sustos – motivos, aliás, de muita euforia, gritos e risadas!

O projeto existe há cerca de uma década, e surgiu da vontade que os dois professores tinham de mostrar que “ciências não é um bicho de sete cabeças!”, assim destaca Éber. “A Ciência é legal, ela é incrível, e queríamos mostrar isso aos alunos! Começamos, então, a rodar o Tocantins e o Brasil, tentando contribuir, um pouco, com a desmistificação das ciências”, pontua.

Evento deixou sabor de “quero mais” entre os participantes

Estudantes e professores que os acompanharam no passeio partilharam impressões positivas sobre o I CONAEM, e esperam retornar logo ao Campus de Gurupi - seja na ocasião de outros eventos ou já ingressos nas graduações da Instituição.

Confira alguns depoimentos:

Anderson Rodrigues.jpg (Foto: Gihane Scaravonatti)“Conhecemos os cursos, participamos de vários experimentos e eu percebi todos bastante felizes com o passeio. É a primeira vez que venho à UFT e gostei demais! Pretendo fazer um curso de graduação, mas, ainda vou pensar mais um pouquinho sobre minha escolha” (Anderson Rodrigues, 18 anos, aluno do CEM Ari Ribeiro Valadão Filho, em Gurupi).

Nízia Vitória.jpg (Foto: Gihane Scaravonatti)“Um evento maravilhoso, foram muitas experiências! Fui muito bem recebida no Campus, ganhei até uma muda, um pezinho de aroeira! Já tenho em mente o curso que quero fazer, aqui na UFT!” (Nízia Vitória, 16 anos, Colégio Estadual Tarso Dutra, no município de Cariri).

Adelane Pinto Xavier.jpeg (Foto: Gihane Scaravonatti)“Foi um dia muito importante para os nossos alunos! Eles tiveram a oportunidade de receber  informações, adquirir conhecimentos novos e participar de várias atividades, em que  puderam expandir seus horizontes. Eles ficaram bem entusiasmados e, em breve, estarão estudando aqui” (Adelane Pinto Xavier, diretora do Colégio Estadual Tarso Dutra, Cariri).

marcador(es): Gurupi,Home