Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Talent Orange realiza palestra e processo seletivo de enfermeiros na UFT
Início do conteúdo da página
Recrutamento

Talent Orange realiza palestra e processo seletivo de enfermeiros na UFT

Escrito por Joice Danielle Nascimento Pereira | Publicado: Sábado, 19 Noviembre 2022 18:15 | Última actualización: Lunes, 21 Noviembre 2022 16:09

Neste sábado, 19 de novembro, a Talent Orange, empresa alemã de recrutamento de profissionais de saúde, realizou na UFT uma palestra e entrevistas seletivas com alunos nos últimos anos de formação e egressos enfermeiros para atuarem profissionalmente na Alemanha. A palestra e as entrevistas  foram conduzidas por Camilla Carrara, Gerente de Projetos da Talent Orange e por Fynn Kaese, Chefe de Gerenciamento de Projetos da empresa. A mediação da palestra foi feita pela Coordenadora do Curso de Enfermagem, Ana Edith Farias Lima e pela estudante Anna Júlia Aires.

Durante a conferência, os profissionais da Talent Orange apresentaram aos candidatos o trabalho desenvolvido na empresa e explicaram o passo a passo dos processos que os enfermeiros selecionados devem seguir até o momento do embarque para a Alemanha. Camila e Fynn também descreveram um pouco de como é viver e trabalhar na Alemanha e trouxeram depoimentos de enfermeiros formados pela UFT, que já atuam em hospitais alemães através do projeto. Após a palestra, os candidatos foram entrevistados. O resultado do processo seletivo será divulgado em aproximadamente duas semanas.

Camila Carrara, que já participou de outras seleções  de enfermeiros na UFT, explica  a importância que a seleção desses profissionais têm para o país, que nesse momento, necessita de cerca de 40 mil profissionais da área: “Na Alemanha temos um problema, não temos enfermeiros jovens para trabalhar em hospitais e para substituir as pessoas mais velhas, que já não podem mais trabalhar. Então esse é o problema, a falta de profissionais e pessoas jovens para trabalhar em Enfermagem. Então nós oferecemos essa oportunidade  às pessoas de outros países como Brasil, Colômbia, Argentina, México, entre outros”.

A Gerente de Projetos destaca ainda que a parceria com a UFT é muito positiva e que está muito feliz com o trabalho dos 21 profissionais formados pela Universidade que já estão atuando no país: “Nós estamos tendo uma experiência positiva porque os estudantes são  muito preparados e os hospitais em que eles estão trabalhando nos dão sempre um feedback muito bom sobre os estudantes da UFT. Nós estamos muito felizes e os hospitais também estão felizes, pois são pessoas que começaram o trabalho e também fizeram uma carreira. Alguns já estão como chefes de departamento e fizeram uma especialização, então por isso estamos aqui hoje”.

Fynn Kaese, frisa que a Talent Orange já está em processo de integração de outros cursos no projeto de recrutamento de profissionais e que isso abre margem para ampliar a parceria com outros cursos da UFT: “Sim, é claro, achamos muito interessante trazer outras áreas para o projeto, principalmente a Pedagogia e a Tecnologia da Informação. E futuramente podemos sim fazer uma parceria com a UFT em outras áreas”. Já a professora Ana Edith Farias Lima, enfatiza que a parceria entre a Universidade e Talent Orange é mais que uma oportunidade de trabalho: “ Eu acredito que a parceria com a Talent Orange é  também uma realização de sonhos. Temos muitos egressos e alunos que sonham em ter uma oportunidade de conhecer outros países e outras culturas e estamos proporcionando isso também”. 

Para Eudilanay Ferreira, que está no último período do curso de Enfermagem da UFT e participou da entrevista seletiva da Talent Orange, o incentivo dos colegas que já estão na Alemanha faz a vontade de viver essa experiência aumentar ainda mais : “A forma como os nossos colegas que já foram para a Alemanha falam da Talent e do trabalho lá, faz com que a gente tenha uma vontade muito grande conhecer essa outra cultura e esse outro universo da Enfermagem em outro país”. Renata Cavalcanti, egressa do Curso de Enfermagem, que também participou da seletiva, destaca os benefícios que observa no projeto de recrutamento da empresa alemã: “Eu vejo que é uma oportunidade, porque infelizmente aqui no Brasil, a gente ainda tem muitas questões que atrapalham a nossa profissão. Então eu vejo que vale a pena ir, não só pelo trabalho, mas também pela questão do estudo, da remuneração e a oportunidade de conhecer outros países da Europa”.    

Sobre a Talent Orange

A Talent Orange é uma empresa privada parceira do governo alemão, que atua na captação de profissionais qualificados da área da saúde, em diversos países, para suprir a demanda profissional da Alemanha. A empresa é considerada a principal fornecedora privada de formação, qualificação e integração de profissionais do setor de saúde do país. 

Em Palmas, a empresa iniciou o processo de recrutamento de profissionais em 2019, através da intermediação feita pela professora Ana Edith Farias Lima. Desde então, uma vez por ano, os alunos do último período e egressos que estão aptos a participar e que possuem interesse de trabalhar na Alemanha, passam pelo processo seletivo. 

Esta é a segunda vez que uma equipe da Talent Orange vem a Palmas. Durante a pandemia, as seletivas ocorreram de modo online. Mais informações sobre a Talent Orange, visite o site e a página da empresa no Instagram.

  

  

  

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home,Enfermagem
Fim do conteúdo da página