Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus da UFT em Miracema prepara programação especial na Semana da Consciência Negra
Início do conteúdo da página
Semana da Consciência Negra

Câmpus da UFT em Miracema prepara programação especial na Semana da Consciência Negra

Escrito por Comunicação Miracema | Edição: Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 17 Noviembre 2022 16:10 | Última actualización: Jueves, 17 Noviembre 2022 16:10

O Câmpus da UFT em Miracema realiza uma programação especial na XV Semana da Consciência Negra, que se iniciou ontem, 16 de novembro. O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da África e dos Afro-Brasileiros (NEAF-UFT), em parceria com professores e alunos dos colegiados de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, reflete a culminância de uma série de iniciativas no ensino, na pesquisa e extensão realizada durante o ano. Também estão integrados à programação da Semana, o II Colóquio sobre Produção do Conhecimento Afro-brasileiro e a Exposição Internacional Arquitetura Habitacional da URSS. A programação segue até o próximo dia 22.

Assim, a programação será composta por defesas e exames de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) com a temática afro-brasileira, exposições locais como a II Exposição de fontes bibliográficas para estudos em educação e cultura afro-brasileira do Curso de Pedagogia. Também haverá leitura de poesias, contos e cordéis de autores afro-brasileiros como José Pereira e Jarid Arraes. A programação Conta ainda com monitorias dos Programas de  Inovação Pedagógica (PIIP) e do Espaço Lúdico Pedagógico (LUPE), oficinas de Capoeira, história e confecção de bonecas Abayomi e painéis temáticos envolvendo a reflexão racismo, etnia e classe, entre outras atividades.

Lucas Martins, estudante do Curso de Pedagogia, que vai defender TCC durante a Programação da Semana da Consciência Negra,  fala da expectativa em relação ao evento e a explica a relação da semana com seu tema: “Com relação ao evento e a relação da minha pesquisa com o curso de Pedagogia, nos oportuniza estudar a história social de vários sujeitos, que via de regra, foram excluídos do sistema (negros, indígenas, entre outros), em virtude do racismo e preconceito para com as comunidades historicamente marginalizadas”. 

O estudante destaca também a importância do seu TCC para a representatividade do povo negro: “O meu TCC, em específico, traz à tona  a ideologia de Estado na construção de currículos escolares em cartilhas e livros didáticos. Estes, por longos anos, contribuíram para a continuidade de preconceitos e a falsa universalização de um conhecimento histórico, que sempre foi único, de um povo, em geral branco e europeu. Refletir sobre a nossa história é uma forma de refletir sobre o nosso presente. Nesse sentido, a Semana da Consciência Negra não é um momento de festividade e de refletir sobre a nossa história e a construção de novos currículos (identidades)”.

Para Ana Clara Pereira dos Santos, que também defenderá seu TCC no evento, a intersecção da Semana da Consciência Negra com a apresentação de trabalhos que valorizam o protagonismo do povo negro é fundamental: “A realização da minha pesquisa em relação ao evento, está diretamente relacionada, pois o evento é um colóquio onde objetiva produzir conhecimento afro, dando destaque aos saberes afros, com base em grandes teóricos que defendem uma sociedade igualitária, e o protagonismo dos negros contados pelos mesmos, e minha pesquisa tem um pouco disso, onde eu venho trabalhar o protagonismo de autoras negras que buscam um lugar de fala por meio da literatura afro, onde buscam manifestar e resistir ao racismo estrutural no qual os negros sofreram e sofrem no Brasil."  

Confira a programação completa do evento 

    

Fim do conteúdo da página