Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Teatro na Comunidade leva apresentação ao setor Morada do Sol
extensão

Projeto Teatro na Comunidade leva apresentação ao setor Morada do Sol

Escrito por Virgínia Magrin | Publicado: Miércoles, 16 Noviembre 2022 09:48 | Última actualización: Miércoles, 16 Noviembre 2022 10:45

No próximo sábado, dia 19 de novembro, será realizada uma apresentação teatral na comunidade Morada do Sol, na Escola Municipal Maria Rosa de Castro, às 14h, com a temática consciência negra. A apresentação faz parte do projeto de extensão Teatro na Comunidade com Adolescentes, realizado pelo curso de Licenciatura em Teatro e coordenado pela professora Rosa Ana Gubert.

O Projeto

O projeto de extensão com adolescentes é realizado na região de Taquaralto, em Palmas, e atualmente conta com 15 integrantes. Rosa Ana conta que os trabalhos tiveram início em março de 2022, mas boa parte dos integrantes do grupo já havia participado de um curso de extensão de julho a dezembro de 2021: “Essa será a quinta apresentação do projeto sempre buscando levar o teatro como forma de expressão até a comunidade para tratar de temas relevantes para mesma”.

O grupo de adolescentes se reúne uma vez por semana no espaço cedido pela Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo Cruz da Silva.  As apresentações são realizadas a cada dois meses aproximadamente.

O projeto trabalha a partir da perspectiva do Teatro na comunidade onde, segundo Marcia Pompeu, utiliza o teatro para dar voz as questões trazidas pelos jovens e vivenciadas pelos mesmos na sua comunidade como forma de expressão na busca de vislumbrar soluções saídas e ou conscientização da sociedade.

O grupo já trabalhou teatralmente temas como racismo, homofobia, violências e abuso contra jovens e adolescentes. Além de realizar intervenções de Teatro Fórum sobre violência doméstica baseadas em Augusto Boal, o criador da técnica e precursor do Teatro do oprimido.

marcador(es): Teatro,Extensão,Home