Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Progedep realiza evento alusivo ao Setembro Amarelo
Início do conteúdo da página
Saúde Mental

Progedep realiza evento alusivo ao Setembro Amarelo

Escrito por Denise Neves e Virgínia Magrin | Publicado: Jueves, 29 Septiembre 2022 13:23 | Última actualización: Martes, 04 Octubre 2022 10:39

Na manhã desta quinta-feira, 29 de setembro de 2022, a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep) realizou um café da manhã coletivo e uma roda de conversa sobre os riscos psicossociais voltados ao trabalho, no auditório da Reitoria.

Com o tema “Setembro amarelo, todas as vidas importam”, o evento é alusivo ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao Suicídio e contou com a participação de servidores da Reitoria.

A abertura teve a fala do Reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, que pontuou que eventos como esse são fundamentais. “Ninguém consegue estar bem em plenitude sem cuidar da saúde mental. A gente costuma cuidar do físico, mas o mental precisa acompanhar isso. Precisamos estar bem em todos os âmbitos, pois uma coisa reflete na outra.”

Para a Pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), Vânia Passos, que foi organizadora do evento, a Progedep tem se preocupado com o bem estar do servidor, no âmbito da saúde geral: cuidados físicos, alimentares e saúde mental. “Temos projetos como o Clínica do Trabalho, que são encontros coletivos, com psicólogas, através da escuta ativa; tivemos durante a pandemia o projeto transpor, para quem se dispôs a participar; estão sendo feitos convênios para trazer atividades físicas, como atividade laboral regular; temos o Programa Conexão Progedep, que aproxima a gestão de pessoas de cada câmpus, através da transparência dos processos e também foram feitas visitas aos câmpus pois a gestão de pessoas efetivamente acontece no dia-a-dia”.

O café da manhã coletivo foi seguido de uma roda de conversa com as profissionais de saúde: Elisana Garcia Barboza, Janaína Vilares e Lauriene Brito.

A servidora Doriete Macedo Santos, da Pró-reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap), reforçou a importância de falar sobre o suicídio e a depressão. “Com a pandemia, vimos muitos situações de pessoas próximas, da família ou colegas de trabalho, passando por situações emocionais delicadas e esses eventos nos ajudam a ter uma conscientização de como ser apoio e suporte”.

Ao final do evento teve sorteio de brindes, realização de bioimpedância e aferição de pressão dos participantes.

registrado em:
marcador(es): Home,Progedep
Fim do conteúdo da página