Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento da Inovato acontece na próxima quinta, 29
Inovação e Empreendedorismo

Lançamento da Inovato acontece na próxima quinta, 29

Escrito por Denise Neves | Revisão e Edição: Gihane Scaravonatti | Publicado: Lunes, 26 Septiembre 2022 11:26 | Última actualización: Viernes, 30 Septiembre 2022 10:19

No próximo dia 29 de setembro de 2022, às 9h, no Centro Universitário Integrado de Ciências, Cultura e Arte - CUICA será o lançamento da Agência de Inovação da UFT - InovaTO.

Com o tema "Seja Global! Venha inovar e empreender com a UFT!", o evento terá talk-show com:

• Renan B Pardinho (Zeit Portabilidade em Análises Químicas) – Da tese ao negócio: a arte de empreender;
  • Márcio Machado da Silva (Embrapii – FURG) – Inovar NA e COM a Universidade: formando um ecossistema sustentável.

O objetivo da agência é a gestão estratégica das ações de inovação, empreendedorismo e das relações interinstitucionais da UFT, visando o desenvolvimento econômico da Amazônia Legal e a inserção nacional e internacional da instituição por meio da educação, extensão e da inovação, através da realização de projetos em colaboração com os diferentes atores da academia, da iniciativa privada, do governo e da sociedade.

Para Silon Procath, diretor de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da InovaTO, “ela nasce com a missão de ser o agente de comunicação entre a UFT e a sociedade, promovendo a inovação, empreendedorismo e internacionalização no âmbito da Amazônia legal”.

O evento é aberto a toda comunidade e terá certificação ao final.

Como surgiu a InovaTO?

A InovaTO é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido há anos na UFT. "Tudo se iniciou com a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) na instituição, em 2011, para atendimento do disposto na Lei de Inovação", conta a diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da InovaTO, Claudia Auler.

O NIT - que se configura nessa atual Diretoria - vinha sendo coordenado por Claudia desde 2018, e atuou sistematicamente na proteção e manutenção das criações desenvolvidas em âmbito institucional. O trabalho do Núcleo culminou no reconhecimento da UFT como a instituição com o maior portfólio de patentes e programas de computador do Tocantins.

"Além da proteção dos ativos imateriais, o NIT passou a atuar na capacitação de alunos e docentes nas temáticas de inovação e proteção da propriedade intelectual, bem como na realização de eventos e mostras tecnológicas para facilitar e promover maior interação da universidade com o setor produtivo. A partir do Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025 da UFT, a Inovação, a Transferência de Tecnologia e o Empreendedorismo passaram a figurar como áreas estratégicas, possibilitando a criação da Agência de Inovação", explica a diretora.

Assim, a estrutura da InovaTO foi pensada para atingir as ações previstas no PDI, englobando, além da inovação e transferência de tecnologia, as áreas de ambientes de inovação, empreendedorismo e relações interinstitucionais nacionais e internacionais.