Página inicial > Últimas Notícias > Professor do curso de Licenciatura em Física (UFNT) apresenta trabalho em evento internacional
PESQUISA CIENTÍFICA

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Miércoles, 25 Mayo 2022 15:32 | Última actualización: Lunes, 31 Octubre 2022 13:52

Professor Luís Antônio Cabral (Imagens: Divulgação | Montagem: Sucom-UFT)

O trabalho "Graded-Index medium profiles associated with curvature and conformal maps", do professor do curso de Licenciatura em Física, do Câmpus da UFNT em Araguaína, foi apresentado no último dia 18 de abril na Conference on Lasers and Electro-Optics (Cleo). De acordo com o professor, o trabalho - feito em conjunto com os professores pesquisadores Angelo C. Lucizani e Abraão J. Capistrano (Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal da Integração Latino-Americana, respectivamente) - foi desenvolvido com uso de uma técnica baseada na Geometria Remanniana e Transformation Optics (TO) para calcular estruturas não evidentes na construção de lentes com perfil Grin (Graded Index Profile). "Tais lentes são utilizadas na fabricação de diversos componentes, tais como os utilizados nas antenas de última geração e 'metasurfaces'", explicou o professor Cabral.

A Conferência onde o trabalho foi apresentado é um dos eventos de grande importância para os pesquisadores que atuam na interface entre academia e indústria, "pois estabelece uma oportunidade de contato com profissionais de setores estratégicos de vários países", complementou o professor da UFNT. O evento foi promovido de forma on-line, com participação de pesquisadores de diversos países, sendo baseado em San Jose (Califórnia - EUA), e teve como temática geral "Laser Science to Photonic Applications".

Confira o endereço geral do evento

Cronograma das apresentações