Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFT participa do lançamento do Programa de Combate à Desinformação, do STF
PARCERIA

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Lunes, 23 Mayo 2022 17:38 | Última actualización: Jueves, 13 Octubre 2022 10:00

Na última semana, dias 18 e 19 de maio, o Supremo Tribunal Federal promoveu o lançamento do Programa de Combate à Desinformação, com participação de ministros do STF e paineis de discussão com representantes de instituições parceiras, tanto dos setores público quanto privado. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi representada no evento pelo professor do curso de Medicina (Palmas), Anderson Barbosa Baptista, que apresentou sugestões para o combate à desinformação.

Em sua fala, Baptista enfatizou que acredita que a formação do cidadão contra a desinformação deve se dar desde o ensino básico. "Temos como sugestão, o desenvolvimento de projetos de pesquisa  e de extensão que integrem o tema, de foram interdisciplinar de modo a alcançar todos os públicos, pois entendemos que o combate à desinformação, quando feito de forma integrada, atinge com melhor eficiência os objetivos específicos", afirmou. "Consideramos valioso o convênio com o Supremo Tribunal Federal, e nos colocamos como parceiros, reforçando nosso papel na sociedade", destaca.

Durante os três paineis (“Parcerias com os setores público e privado para combater a desinformação”, "“Papel das agências de checagem e da sociedade civil para combate a notícias falsas” e  “Contribuição das universidades para a preservação da democracia”) discutiram formas e estratégias de combate à circulação de notícias falsas e o discurso de ódio, "que afetam a confiabilidade nas instituições e direitos fundamentais, como acesso à informação e outros", diz o STF em notícia em seu Portal.

Além da UFT, entre as instituições de ensino, são parceiras outras como a UFC, UEL, UEPG, USP, UDESC, UFMT, UECE, UEPB, UFES, UFRR e UEG.

Confira, abaixo, como foi a participação de Baptista no painel nº 3, sobre a contribuição das universidades para a preservação da democracia.

marcador(es): Medicina Palmas,Home