Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > O profissional que contribui para a qualidade e segurança do alimento em nossa mesa
Início do conteúdo da página
dia do engenheiro de alimentos

O profissional que contribui para a qualidade e segurança do alimento em nossa mesa

Escrito por Gihane Scaravonatti | Publicado: Sábado, 16 Octubre 2021 03:40 | Última actualización: Lunes, 18 Octubre 2021 08:54

O Dia do Engenheiro de Alimentos é comemorado em 16 de outubro. É a mesma data em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação e a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Assim, é um dia bastante especial para os profissionais da área e convidativo à reflexão sobre as diversas temáticas ligadas à alimentação. 

Do campo à mesa: a engenharia que nos alimenta

Pense em algum produto alimentício do supermercado: nele, tem engenharia de alimentos - desde a fazenda até chegar à prateleira! O engenheiro de alimentos é o profissional que atua nas etapas diversas de transformação das matérias-primas agrícolas em alimentos. É ele quem acompanha, por exemplo, processos relativos à produção, transformação, conservação, armazenamento, transporte, que garantem a qualidade e a segurança alimentar da comida servida à nossa mesa. 

O profissional de Alimentos pode encontrar campo de trabalho:

  • na indústria: por exemplo, aprimorando processos de produção, supervisionando operações, desenvolvendo novos equipamentos;
  • na consultoria e em órgãos: emitindo laudos técnicos, trabalhando em órgãos de fiscalização etc;
  • no ensino e pesquisa: como docente e pesquisador nas universidades, contribuindo para a formação de novos engenheiros, pesquisando matérias-primas e desenvolvendo novas tecnologias;
  • no tratamento de resíduos: atuando na responsabilidade ambiental e sustentabilidade da indústria alimentícia;
  • empreendendo: começando seu próprio negócio e, quem sabe, se tornando um empresário de sucesso no setor!
  • e em outras áreas: o campo de atuação é vasto e o mercado para o engenheiro de alimentos, em alta!

"Em 2020, o setor alimentício se mostrou essencial, destacando a necessidade inovadora e empreendedora da indústria e comércio de alimentos. Nesse sentido, um profissional capacitado para atender ao setor de maneira otimizada se torna um diferencial. O curso de Engenharia de Alimentos da UFT oferece toda a estrutura física, corpo docente e equipe técnica qualificados para formar os profissionais exigidos pela área", afirma a presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso, Glêndara Martins. 

Estude Engenharia de Alimentos na UFT

O curso de Engenharia de Alimentos (bacharelado) da UFT é ofertado no Câmpus de Palmas, em turno integral. Além do ensino gratuito e de qualidade, o Curso oferece, aos estudantes, a possibilidade de participarem em diversos projetos de pesquisa e extensão. Confira algumas opções:

  • análise da qualidade de polpas de frutas;
  • pesquisa sobre carnes e derivados produzidos e comercializados no Tocantins;
  • desenvolvimento de novos produtos a partir de frutos amazônicos e do cerrado;
  • extração de compostos para desenvolvimento de alimentos funcionais;
  • Painel Agrotec: uma ferramenta de suporte ao pequeno produtor e comerciante de alimentos;
  • Consultoria Alimentar Junior (CAJÚ): capacita microempreendedores individuais de Palmas;
  • eventos regionais e nacionais na área de Alimentos;
  • Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Alimentos.

Estude Engenharia de Alimentos na UFT: fique atento ao Portal de Notícias e siga o Instagram da UFT Oficial para acompanhar as próximas oportunidades de ingresso no Curso.

PET de Alimentos

Em comemoração ao Dia do Engenheiro de Alimentos, o Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso preparou uma série muito legal de vídeos, com seus alunos e professores, nos seus diversos laboratórios. Acesse o Instagram do PET de Engenharia de Alimentos e fique por dentro de várias novidades do Curso, informações, dicas e curiosidades!

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página