Página inicial > Últimas Notícias > 1° de setembro - Dia do Profissional de Educação Física
Dia do Educador Físico

1° de setembro - Dia do Profissional de Educação Física

Escrito por Helô Pereira | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Miércoles, 01 Septiembre 2021 10:07 | Última actualización: Miércoles, 01 Septiembre 2021 12:34

Dia do Educador FísicoProfissional que proporciona o bem-estar, o desenvolvimento corporal e habilidades cognitivas dos educandos.

Promoção da saúde e a qualidade de vida da população, uma das funções desenvolvidas pelos educadores físicos. Dia 1° de setembro, foi a data escolhida por se tratar do mesmo dia em que a profissão foi regulamentada, em 1998. São profissionais responsáveis pelo desenvolvimento das habilidades cognitivas, o equilíbrio e o bem-estar de quem pratica o exercício físico.

O profissional pode escolher dois caminhos para atuação: bacharel ou licenciatura. O primeiro será  habilitado para atuar em espaços não escolares, como por exemplo: academias, centros de treinamentos, grupos multidisciplinares em unidades de saúde, personal trainer, ou seja, onde há a necessidade de um profissional de educação física para realizar a orientação adequada em relação à execução dos exercícios ou atividades físicas.

Já o licenciando está inserido no ambiente educacional, seja em escolas de educação básica públicas ou privadas, secretarias de educação. O educador é incumbido do planejamento e produção de projetos educacionais.

A importância do profissional ou professor de educação física é muito ampla, ela vai desde os conteúdos de ensino da educação física escolar às questões ligadas à saúde, lazer e ao treinamento desportivos, realizados em academias de ginásticas, clubes esportivos entre outros. “Muitos pensam que a única contribuição da Educação Física é ensinar os esportes, claro que isso também é uma contribuição, mas não a única. Existem conhecimentos que o professor de educação física mobiliza para planejar suas aulas, nesse movimento ele vai considerando as necessidades de seus alunos.[...]”, afirma o professor do curso, Marciel Barcelos Lano

Educadores Físicos da UFT

Atualmente o curso de Educação Física é ofertado pela UFT nos câmpus de Miracema e Tocantinópolis. Os seus alunos são beneficiados com diferentes possibilidades de projetos de pesquisa e extensão, dialogando com vários campos de atuação da área e que, por vezes, são indissociáveis .

No Câmpus de Miracema, existem projetos de extensão que contemplam e impactam a comunidade da cidade. “Temos projetos ligados à área da saúde, como a caminhada orientada, os alunos acompanham um grupo de idosos nas suas atividades físicas, fazendo os devidos ajustes as rotinas ao mesmo tempo em que produzem dados para as pesquisas.”, explica Lano.

Os educadores também desenvolvem atividades com crianças de 06 a 12 anos pelas redes sociais do curso. A Colônia de Férias, projeto que atende as crianças da rede pública do município e também o InfoKids, onde o educador indica atividades, brincadeiras e jogos, pelo instagram do curso, que podem auxiliar no desenvolvimento de crianças pequenas, de 1 a 5 anos.

“A organização, execução e acompanhamento das práticas corporais realizadas pelos profissionais e professores de educação física, é fundamental para que os alunos atinjam seus objetivos, garantido o aprendizado em uma sequência lógica, respeitando os limites corporais, as relações humanas, o respeito à diversidade,  a inclusão e as diferentes subjetividades que atravessam o processo de ensino-aprendizagem.”, o professor  comenta.

marcador(es): Miracema,Tocantinópolis,Home