Página inicial > Últimas Notícias > “Quem tem amigo, tem tudo” -  20 de julho, Dia do Amigo e Internacional da Amizade
comemore!

Escrito por Bruna Santos / Edição: Poliana Macedo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Martes, 20 Julio 2021 07:30 | Última actualización: Martes, 20 Julio 2021 12:51

É aquela velha máxima, “quem tem um amigo, tem tudo”. O dia do Amigo e Internacional da Amizade é comemorado desde o ano de 1999. Comemoração criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro que semeou a ideia na Argentina e logo se tornou uma data conhecida mundialmente.

Febbraro considerava a chegada do homem à Lua um símbolo de união entre os seres humanos, um verdadeiro marco que traz a reflexão de que os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis e, desde então, a homenagem ao amigo passou a ser celebrada com presentes, carinhos e troca de mensagens de amor.

Na UFT muitos laços de amizades foram criados e fortalecidos, afinal, toda hora é hora de fazer bons amigos e porque não dividir desafios, estresses, objetivos e vitórias durante a graduação?

A estudante de Jornalismo do Câmpus de Palmas da UFT, Fernanda Adati, não só criou um forte laço de amizade na universidade, como criou o “clube das Winxs”, formado pelas amigas, Sarah Melissa, Fernanda Adati, Yasmin Sobral, Kamila Lopes, Letícia Queiroz e Lys Apolinário, que se conheceram no final de 2014 quando aprovadas no vestibular para cursar Jornalismo na UFT.

“Nossa turma sempre foi bem unida, mas a gente se aproximou por afinidade mesmo. Gostávamos mais ou menos das mesmas coisas e sempre fazíamos os trabalhos da faculdade juntas. Praticamente em toda disciplina fazíamos os trabalhos em grupo, juntinhas…”, conta Fernanda, que também relata que antes da pandemia o grupo se reunia para desfrutar de um bom e velho lazer, como jantares temáticos e troca de presentes no período de natal.

A jornada de graduação das amigas seguiu rumos diferentes. Algumas já formadas, outras em processo de conclusão de curso, mas a amizade permanece intacta. “Acompanhamos os TCCs uma das outras, íamos em todas as bancas examinadoras juntas. Depois da faculdade nossa amizade permaneceu a mesma. A UFT foi mais uma facilitadora da nossa relação. Nos conhecemos através da universidade e por conta do convívio diário, criamos esse laço que será eterno”, afirma Fernanda.

Da faculdade ao mundo dos negócios, essa é a relação de amizade que o egresso de Engenharia Civil, Gabriel Feitosa, criou com o também egresso do curso, Igor Mendanha. Amizade que se formou ainda na universidade e que foi se fortalecendo durante os altos e baixos, dias, noites e madrugadas de estudos durante a graduação.

Depois de formados, a amizade não só permaneceu cada vez mais forte como passou para o mundo dos negócios no mercado de trabalho, como parceiros na prestação de serviços. Hoje, não só somos amigos pessoais, como também somos parceiros de negócios. A minha empresa só compra material com ele e ele nos presta um serviço de muita qualidade e por um preço mais acessível”, afirma o egresso.

E não para por aí, amizade verdadeira é aquela que incentiva bons hábitos, atualmente, os amigos também são parceiros de crossfit, “o Igor me convidou para participar do crossfit ; com ele, nós treinamos todos os dias, todos os dias estamos juntos”, completa Feitosa que conclui afirmando que foi “graças a UFT” que essa amizade se formou.

Histórias que aquecem o coração e que fazem jus à frase, afinal, quem tem um amigo, verdadeiramente tem tudo.