Página inicial > Últimas Notícias > Exposição do mapa de risco nos ambientes do HDT-UFT visa a segurança dos profissionais
SAÚDE OCUPACIONAL

Escrito por Daianni Parreira | Publicado: Jueves, 24 Junio 2021 09:47 | Última actualización: Jueves, 24 Junio 2021 19:05

Nesta quarta-feira (23), foi concluída a inserção do mapa de risco na entrada dos departamentos do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A ação é uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em parceria com a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (USOST) e visa atender a Norma regulamentadora Nº01 do Ministério do Trabalho e Emprego e a Norma Regulamentadora Nº05 da CIPA.

O chefe de USOST, Manoel Joaci Gomes explica que o mapa de risco é a representação gráfica dos riscos ambientais presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores como acidentes e doenças de trabalho. “O seu objetivo é informar e conscientizar os trabalhadores pela fácil visualização desses cinco tipos de riscos: químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidente”.

Para o presidente da CIPA, Thiago Junior de Carvalho, essa ferramenta é bastante importante para melhorar a segurança do colaborador. “Antes do funcionário adentrar ao ambiente, ele visualiza os tipos de riscos e permite que ele possa se paramentar de acordo com os que estará exposto”, disse, esclarecendo que a CIPA e o USOST realizaram vistorias nestes locais de trabalho para verificação destes riscos ambientais.

Na oportunidade, os dirigentes informaram que foi elaborado um documento intitulado “Catálogo de Mapas de Riscos do HDT-UFT exercício 2021”, contendo informações relativas a todo processo e que até o final de junho será publicado na intranet para conhecimento dos colaboradores/as da instituição.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Araguaína,HDT-UFT