Página inicial > Últimas Notícias > “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” - 18 de junho, dia Nacional do Químico.
data comemorativa

Escrito por Bruna Santos / Edição: Poliana Macedo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 18 Junio 2021 09:18 | Última actualización: Viernes, 18 Junio 2021 11:17

Nesta sexta-feira, 18 de junho, comemora-se o Dia Nacional do Químico. Profissional que se faz presente direta e indiretamente em nossas rotinas.

A química é a ciência que estuda a matéria, bem como sua composição e transformação, suas reações e mudanças. O seu estudo é necessário e se faz presente em grande parte das atividades do dia a dia e, por isso, pode ser considerada a profissão com a mais extensa área da ciência.

A data escolhida em homenagem à profissão é devido ser o dia em que o então presidente Juscelino Kubitschek, promulgou a “Lei Mater dos Químicos” - nº 2.800 no ano de 1956, dispondo sobre o exercício da profissão, em que na mesma época foram criados os Conselhos de Química, Conselho Federal de Química (CFQ) e Conselhos Regionais de Química (CRQs).

Com a promulgação da lei e a criação dos conselhos, o Químico passou a ocupar posições cada vez mais visíveis perante a sociedade, atuando ativamente no progresso de produtos e tecnologias no país.

Com a formação na área, o profissional pode atuar em um mercado altamente receptivo e com diversas oportunidades de escolha. Na UFT, o curso de Licenciatura em Química é ofertado no Câmpus de Araguaína e, onde tem como objetivo a formação de professores para a Educação Básica, uma formação generalista e interdisciplinar, fundamentada em sólidos conhecimentos de Química, capaz de atuar em equipe, de forma crítica e criativa, na solução de problemas, na inovação no trabalho de Ensino de Química;

Já em Química Ambiental, ofertado pelo Câmpus de Gurupi, os graduandos se tornam aptos ao desenvolvimento de processos que auxiliam as atividades produtivas no aproveitamento dos recursos naturais e transformação compostos orgânicos, referentes a indústrias de alimentos, de fermentações, meio ambiente, agricultura, agropecuária, florestal, entre outras.

A UFT também oferece o curso de mestrado acadêmico na área pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), também no Câmpus de Gurupi, que tem como área de concentração "Química Analítica/Ambiental e Química Orgânica", que objetiva oferecer aos pós-graduandos uma formação profissional com perfil para atuar em ensino, pesquisa e desenvolvimento em Química.