Página inicial > Últimas Notícias > 4ª Edição do Pint Of Science ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de maio
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

4ª Edição do Pint Of Science ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de maio

Escrito por Eduardo Azevedo (Pint of Science) | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Viernes, 14 Mayo 2021 11:27 | Última actualización: Viernes, 14 Mayo 2021 11:34

Pint Of Science (Foto: Divulgação)Entre os dias 17 e 19 de maio, em formato totalmente virtual, ocorrerá no Tocantins o Pint of Science, festival mundial de divulgação científica em bares e restaurantes. O evento precisou remodelar o formato de apresentação devido à Pandemia da Covid-19, que desde o último ano tem modificado a forma de compartilhamento de conhecimento, prevalecendo a modalidade virtual. A programação de Palmas será transmitida pelo canal oficial da UFT no Youtube.

O festival ocorre anualmente em vários países e tem como missão popularizar a produção científica. Este ano a organização foi realizada em conjunto pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão "Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino" (Opaje), pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade de Gurupi (UnirG), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor).

De acordo com o coordenador do evento no Tocantins, professor Gilson Pôrto, é muito importante promover o Festival no Estado. Para ele é gratificante poder contribuir com o compartilhamento de saberes. “Desde o ano passado a gente precisou se adaptar ao virtual devido à Pandemia. Este ano vamos continuar no mesmo modelo e com a certeza de que os temas debatidos são de interesse de muitas pessoas. Aproveito para convidar todas as pessoas a participarem e para agradecer aos colaboradores e colaboradoras desse Projeto tão essencial para o compartilhamento de conhecimento”, afirmou.

A coordenadora adjunta do Pint of Science, professora Gabriela Melo, explicou que esta é a quarta edição do Festival no Estado, que é organizada no Tocantins desde 2018. “Tenho muito carinho pelo Pint of Science. É um evento grandioso, com o objetivo de aproximar a ciência da sociedade, e que possibilita uma linguagem acessível ao que é estudado na academia. Uma realização nobre, principalmente nos dias de hoje, que vemos cada vez mais necessária a valorização da ciência para cada parte do nosso cotidiano e da vida” destacou.

Para um dos organizadores do Pint Of Science, o Analista do setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Diego Sousa, poder auxiliar na promoção de um evento como este é muito gratificante. "Estar na organização do Pint é uma grande satisfação, pois podemos oportunizar a socialização do conhecimento para a população tocantinense levando informações relevantes e atuais de diferentes instituições de pesquisa e desenvolvimento", declarou.

A presidente do Sindjor-TO, Alessandra Bacelar, que também está na organização do Pint, reforçou o convite para a população tocantinense participar do evento. “É muito importante essa participação, para que se possa debater e aprender com quem está pesquisando sobre os mais variados assuntos. Aproveito a oportunidade para reforçar o convite para os nossos colegas jornalistas e estudantes de jornalismo, para que acompanhem o Festival. A programação é  diversificada e tem assunto para todos os gostos”, finalizou.

Pint Of Science (Foto: Divulgação)Programação

Segunda-feira (17/05)
14h10: Abertura - Prof Gilson Pôrto (Opaje-UFT)
14h20: Como a Finep apoia e financia a inovação - Kallil Maia (Finep)