Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia das Mães: "longe é um lugar que não existe"
Início do conteúdo da página
homenagem

Dia das Mães: "longe é um lugar que não existe"

Escrito por Poliana Macedo | Publicado: Viernes, 07 Mayo 2021 17:30 | Última actualización: Viernes, 07 Mayo 2021 18:14

Comemorado desde 1932 no Brasil, o Dia das Mães nos faz lembrar que nenhuma distância supera o amor materno.

Comemoramos o Dia das Mães no segundo domingo do mês de maio - neste ano, dia 9 - assim como nos Estados Unidos, Japão e Itália. Aqui no Brasil, a data é comemorada desde 1932. O dia sempre é lembrado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com especial deferência e afeto. Essa experiência única de gerar uma vida, educar e de ter amor incondicional, daquela que carrega dores, amores, sabores, cheiros e lembranças. E que, muitas vezes, está distante fisicamente, mas nunca longe do coração de seus filhos.

Na UFT, temos muitos alunos e servidores que deixaram a família e foram em busca de sonhos: um concurso ou uma formação de nível superior para o tal melhorar de vida. Nessa lembrança diária do afago e do cuidado materno, principalmente neste ano e em tempos de pandemia, em que as distâncias ficaram maiores, a saudade ficou imensa e a vontade de abraçar e sentir o cheiro da nossa mãe cresceu exponencialmente.

Neste ano, os filhos homenageiam suas mães, pela lembrança diária e pelo reconhecimento de tudo que elas fazem por nós! Conheça as histórias dos filhos que estão longe de sua mãe, mas que as guardam sempre dentro do coração!

Conceição Maria de Freitas, mãe da Caroline

"Como me orgulho da minha mãezona Conceição Maria de Freitas de Estrela do Indaiá, Minas Gerais. Cabelos grisalhos, olhar tímido e mãos calejadas. Enfrentou grandes batalhas com as armas da simplicidade, honestidade e responsabilidade. Com pouco estudo, mas com muita sabedoria, me ensinou e me ensina todos os dias. Nunca me permitiu desistir sem várias tentativas. Imensurável a nossa ligação, um elo fortificado por uma linda história de superação. Quando próximas, nos comunicamos pelo olhar e as lágrimas sempre correm quando vitórias queremos comemorar. Diria que meu maior desafio seja morar tão longe de minha mãe (1.600 km), mas toda essa distância é superada pelo amor que exala no telefonema de 40 minutos diários, nas mensagens trocadas e nas orações que fazemos para nos fortalecer e nos manter firmes à espera daquele abraço que recarrega todas as forças. Mãe, sinônimo de doação. Te amo muito!"

(Filha Caroline Roberta Freitas Pires, professora do curso de Nutrição no Câmpus de Palmas)

 Izauraina dos Santos Araujo, mãe da Juciene

"Minha mãe mora a 250 km de Palmas, em Goianorte, cidade do interior do estado. Eu moro aqui há 15 anos e a nossa relação, apesar da distância, sempre foi muito boa. Morar longe da mãe é ruim porque você passa a não ter aquele cuidado e atenção do dia a dia, mas a distância nunca foi impedimento para a gente estar perto, sempre que possível ela vem ou eu e meus irmãos vamos. Ela sempre veio passar o dia das mães conosco. Só em 2020, por causa da pandemia,  este ano também ela não virá. Eu e minha mãe nos falamos todos os dias, já fico esperando ela mandar áudio pela manhã falando bom dia e perguntado como estou. Costumo dizer que ela é essa mãe dos memes que a gente ver na internet, brigava, dava surra, mandava engolir o choro, mas isso não diminui em nada o amor e carinho que temos com ela e ela com a gente, nunca esquece de um aniversário ou outra data comemorativa, sempre que vamos ficar com ela, faz a comida preferida de cada um, dar um jeito de ter sempre algo que sabe que gostamos para nos agradar. Minha mãe é uma mulher forte, batalhadora, que preferiu ver os filhos indo embora muito cedo do que deixá-los sem oportunidade de estudo e crescimento, pois na nossa cidade não tem. Como matamos a saudade? Essa é difícil de acabar, mas as visitas, as conversas por telefone e What's ajudam bastante. Ela está sempre presente porque quero que ela participe de tudo em minha vida. Peço conselhos, orações e a torcida para tudo que faço, assim ela participa da minha vida mesmo de longe. Não é a distância que separa é a falta de amor e atenção!"

(Filha Juciene dos Santos Araujo, técnica-administrativa na Propesq/Reitoria)

Dalva Ramalho, mãe da Andressa

"No dia das mães, o distanciamento físico de quem nos concedeu a vida é sempre doloroso, pois nada se compara ao abraço afetuoso e a partilha presencial em um momento como esse. Não estarmos perto de quem amamos é difícil, desafiador e requer muito de nós. Contudo, o amor transcende as distâncias, ressignificando-as. Que neste dia das mães, as saudades se transformem em demonstrações espontâneas de afeto, carinho, cuidado e amor. Que todas as mães sintam-se abraçadas neste dia das mães, mesmo que virtualmente. Assim farei com a minha mãe Dalva".

(Filha Andressa Ramalho [blusa bege], professora do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo em Araguaína)

Marineide Borges, mãe da Camila

"São quase 11 anos morando longe daquela que sempre foi minha irmã de alma, que sabe exatamente o que estou sentindo e compreende quando preciso de uma amiga. Não é nada fácil morar tão distante, recordo-me até hoje do dia em que sai de Xambioá - TO, com o coração apertado esperando você falar para eu ficar, mas você foi firme! Sempre pensando no melhor para mim e minha irmã. Não é nada fácil estar distante; tem dias que o coração fica apertadinho de saudades do seu abraço, do seu aconchego, das nossas conversas e até das suas lições, às vezes duras, mas sempre necessárias. Tua força e teu amor me conduzem pela vida e me dão as asas que preciso para voar. Obrigada pelo seu carinho, apoio e amor incondicional e por todos os sacrifícios que fez por mim. Amo você mãe".

(Filha Camila Mariane da Silva Soares, Egressa de Engenheira de Alimentos e recém Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos)

E saindo da posição de redatora dessas homenagens, peço licença aos leitores para homenagear minha mãe, que também mora longe.

Laurinda Araújo Macedo Sousa, mãe da Poliana

"A gente nunca sabe se quem mora longe é a mãe ou o filho(a), uma vez que, quem saiu para alçar voos foram os filhos. Há 15 anos eu saí de casa, mas a referência “lá em casa” é só lá. Logo, nós, os filhos, que moramos longe. Porém, como bem disse Richard Bach, “longe é um lugar que não existe”. Depois que me tornei mãe, essa palavra passou a ter mais peso na minha vida, não só por ser mãe, mas principalmente por entender na sua plenitude como minha mãe se sente. Ela mora em Araguaína - TO, exatos 378 km da porta da minha casa até a porta da casa dela. Os conselhos, as conversas, o apoio incondicional, as rezas do terço, a parceria e companheirismo que ela tem comigo e com meus irmãos são únicos. Ela sempre está por dentro de tudo que acontece conosco, mas não sabe guardar segredo e nem espera o dia certo para dar o presente de Natal, por exemplo. Minha mãe é doação, é amor, é braba, é dedicada - é só amor. Até nas broncas ela é amor! Obrigada por ser minha mãe e por ser uma avó tão dedicada! Te amo!"

(Filha Poliana Macedo de Sousa, técnica-administrativa Sucom/Reitoria)

 E neste Dia das Mães, esteja perto, mesmo que virtualmente ou presencialmente, apenas seja amor, pois ela torce, sofre e pensa em ti desde o dia que soube que você chegaria à vida dela.

E aí? Já falou com sua mãe hoje?!

Feliz Dia das Mães!

Fim do conteúdo da página