Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto que apresenta o mundo das abelhas para crianças volta em versão online
Início do conteúdo da página
polinizando o saber

Projeto que apresenta o mundo das abelhas para crianças volta em versão online

Escrito por Gihane Scaravonatti | Publicado: Viernes, 16 Abril 2021 17:05 | Última actualización: Viernes, 16 Abril 2021 17:35

No primeiro semestre de 2019, o grupo de pesquisa BeeTech - que estuda as abelhas nativas do Tocantins - implementou um projeto de extensão que se tornou um verdadeiro sucesso entre as crianças das escolas públicas de Palmas. O "Polinizando o Saber" surgiu a partir da curiosidade, vinda de meninas e meninos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João e Maria, pelos "bichinhos do jardim da escola". A convite da coordenação da unidade, o BeeTech levou, então, o universo das abelhas sem ferrão para a meninada conhecer de perto: foi o início de um projeto de educação ambiental bastante lúdico, que logo formou uma concorrida "agenda de visitas", demandada pelas demais unidades de ensino do município.

Projeto mostrou as abelhas ao vivo em suas colmeias

Vinculado ao Laboratório de Biotecnologia (Labiotec) do Curso de Engenharia Ambiental, no Câmpus de Palmas, o BeeTech organizou a iniciativa em duas etapas:

  • na primeira, o integrantes do "Polinizando o Saber" iam às escolas - levando enxames de abelhas sem ferrão, mel, própolis das espécies, bichos de pelúcia e outros - para um bate-papo educativo com as crianças;
  • na segunda delas, as crianças visitavam o Meliponário do BeeTech, no Câmpus de Palmas - onde o grupo de pesquisa mantém uma criação de abelhas sem ferrão -, para conhecerem o dia-a-dia das espécies ao ar livre.  

O Labiotec é coordenado pela professora Jaqueline Dias Oliveira e pelo professor Waldesse Piragé de Oliveira Junior - também coordenadores do BeeTech e idealizadores do "Polinizando o Saber". O projeto de extensão conta, em especial, com o trabalho voluntário de alunos da iniciação científica e de pós-graduandos da UFT. Com a situação da pandemia da Covid-19 e a consequente paralisação das atividades presenciais nas escolas e Universidade, o projeto ficou suspenso ao longo de 2020. Agora, ele retorna num formato reformulado, em sua versão online. 

Live marcará a abertura do canal no Youtube do BeeTech UFT

Na próxima terça-feira (20), às 20h, o Beetech realizará uma live de lançamento de seu canal no YouTube. O evento será conduzido pelo coordenador, o professor Dr. Waldesse Piragé de Oliveira Junior, e uma convidada especial, a bióloga e professora Vanessa Correia - egressa do Curso de Biologia do Câmpus de Porto Nacional e doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPGBionorte). Vanessa foi coorientada, ao longo do doutoramento, por Oliveira Junior e fez contribuições importantes ao Labiotec. 

O tema desta live de estreia é “As abelhas como modelo didático para a Educação Ambiental”. Na ocasião, será também apresentada a nova versão do projeto de extensão do grupo, o “Polinizando o Saber Online”. "Utilizando as abelhas como material biológico, vamos trabalhar conceitos de Biologia e Ciências e produzir um material lúdico e gratuito, que será disponibilizado em nossa plataforma no Youtube para uso didático. Os vídeos poderão ser usados pelos professores da Educação Infantil como um recurso complementar em suas aulas", destaca Oliveira Junior. 

A live é aberta a todos os interessados na temática e haverá sorteio de brindes ao final do evento. Seja bem-vindo a participar e contribuir com o diálogo sobre as abelhas!

Para saber mais sobre o trabalho do BeeTech, acompanhe o grupo em sua página no Instagram e canal no Youtube

 

Fim do conteúdo da página