Página inicial > Últimas Notícias > Reuniões do Consepe e Consuni marcam as despedidas dos conselheiros de Araguaína e Tocantinópolis
transição UFT/UFNT

Escrito por Gihane Scaravonatti | Publicado: Martes, 20 Abril 2021 09:01 | Última actualización: Martes, 20 Abril 2021 09:06

Na quarta-feira (14), ocorreu a última reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa (Consepe) da UFT para os coordenadores dos cursos dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis, que passam, então, a integrar o Consepe da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). "Esta reunião do Consepe marca um momento importante: a despedida dos conselheiros de Araguaína e Tocantinópolis, com as novas configurações da UFT e UFNT e recomposição de nossos conselhos superiores", destaca o reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato. O reitor frisou, especialmente, a atuação e excelente trabalho dos coordenadores ao longo de todos esses anos de Conselho.

Consuni também marca despedida dos diretores dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis

A última reunião do Consuni marcou, também, a despedida dos diretores dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis - José Manoel Sanchez e Nataniel de Vera Cruz, respectivamente -, que passam a contribuir, agora, com o Conselho da UFNT.  "O momento é de despedida, mas apesar disso, se reveste de especialidade, a qual deverá ser celebrada com poesia fundamentada na palavra gratidão pelo acolhimento na chegada e na despedida da UFT, mas gratidão também pelo acolhimento na UFNT. Dessa forma, o momento é especial porque, como diz Milton Nascimento, 'é uma estação de despedida, mas também de encontro'. A especialidade deste momento também é celebrada na poesia de Paulo Leminski, ao dizer que 'meus amigos, quando me dão a mão, sempre deixam outra coisa: presença, olhar, lembrança, calor. Meus amigos, quando me dão a mão, deixam na minha mão a sua mão', registrou Vera Cruz.

"O fato é que me despeço em um recomeço - ou recomeço em uma despedida -, na qual estou criando e sendo cria dessas duas universidades, UFT/UFNT, as quais são meu maior orgulho profissional na certeza de que somos finitos como seres humanos, mas nossas obras são eternas e essas duas universidades continuarão forjando excelentes profissionais e educando para a liberdade", disse, ainda.

Para Sanchez, "se por um lado é dolorido se desintegrar de uma estrutura de tanto tempo, como é a UFT, há um aspecto positivo, que é um passo a mais na consolidação de um grande projeto que é a construção de uma segunda universidade, no Norte do Estado. A UFNT é um sonho que vem sendo gestado, dentro de um grupo de docentes, desde 2013, quando pensamos esta Universidade". Agora, segundo o diretor, seguirão os trabalhos para estruturar e consolidar a nova universidade, com o Regimento da nova instituição (o Estatuto já existe), criação de cargos, aporte de verbas para a criação das pró-reitorias, entre outros, de modo que, em um curto espaço de tempo, frisa o diretor, "a UFNT terá condições de caminhar com a próprias pernas".

"Fica, para nós, o aprendizado nesses 17 anos de UFT, por meio do diálogo com a Reitoria, as pró-reitorias, diretores, professores, grupos de trabalho, todos os reflexos desta grande escola. Levaremos nossas experiências para esta nova Instituição, de modo que poderemos colaborar com sua transição e implementação, mas, principalmente, com sua consolidação como instituição pública federal no Norte. Estabeleceremos um diálogo muito bem articulado com as questões, sociais, políticas e econômicas da região, exercendo nosso papel formador num contexto plural, com respeito às diferenças, à vida e à diversidade - a Universidade, sobretudo, como uma alternativa à promoção humana e à realização", finalizou Sanchez.