Página inicial > Últimas Notícias > Projeto objetiva produzir memórias da vida cotidiana de professores, estudantes e pais de aluno na pandemia
Extensão

Escrito por Caroline Falcão | Publicado: Miércoles, 14 Abril 2021 17:09 | Última actualización: Jueves, 15 Abril 2021 10:49

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com outras instituições de ensino no âmbito municipal, estadual e federal, sob a coordenação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), realiza o projeto de extensão Arquipélago de memórias: pandemia e vida cotidiana de professores, estudantes, pai/mãe de alunos (família). O projeto objetiva produzir um acervo de memórias relacionado a uma cartografia da educação escolar, do trabalho docente e respectivas interligações com a vida cotidiana a partir do fenômeno pandemia da Covid-19.

O projeto está na sua segunda fase que ocorrerá entre os meses de março a julho de 2021. A fase 1, ocorreu entre os meses de julho a dezembro de 2020, período em que o projeto obteve aproximadamente 947 relatos orais das instituições participantes de 20 estados. A UFT participa desde a primeira fase. De acordo com a professora, Regina Célia Padovan, a universidade conseguiu nesta segunda fase formalizar o Termo de Adesão ao projeto e ampliar a divulgação para conseguir um número significativo de relatos de professores, estudantes e familiares de alunos (rede pública e particular, educação básica e superior).

"A expectativa proposta à cada instituição, na fase 2, é atingir no mínimo 30 relatos orais entre professores, alunos e ou pais e familiares. Ressaltamos que com a maior divulgação poderemos reunir um número superior e ampliar o quantitativo de memórias e experiências a serem arquivadas nas cápsulas do tempo, que serão abertas somente passados quatro anos" explica Regina.

A representação da UFT no projeto ocorre via a participação da professora Regina Célia Padovan (História/Porto Nacional) na rede de instituições e reuniões gerais da coordenação executiva. A equipe do projeto é composta pelas professoras Benvinda Barros Dourado (História/Porto Nacional) e Liza Brasilio (Ciências Sociais/Porto Nacional) e dos alunos Geruza Paes Barbosa (História) e Rafael Machado Santana (egresso e mestrando)

Participação no projeto

A participação das pessoas ou do voluntário participante ao projeto ocorre via relato oral através do link do projeto https://fe.ufg.br/n/129865-arquipelago-de-memorias. Todos os relatos são enviados para o projeto através do WhatsApp. No acesso ao link, a pessoa escolhe qual grupo ou arquipélago acessar - seja como professor e profissional da educação, estudante ou pai/ mãe de aluno. O relato tem a duração de até cinco minutos.

Importante observar que, ao abrir o link de cada grupo, constam as informações com um pequeno roteiro que pode guiar a composição do relato. Outra informação assegurada é o termo de consentimento exposto na página do projeto, sem prejuízos e ou uso indevido à participação dos voluntários.

O acesso direto e respectivas linhas telefônicas pode ser via o link Arquipélago de Memórias assim como a obtenção de outras informações.