Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Teatro apresenta resultado da montagem teatral: “Plataforma: Achados e Perdidos”
arte

Escrito por Ana Lissa Alves | Editado por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Miércoles, 07 Abril 2021 17:17 | Última actualización: Jueves, 08 Abril 2021 10:35

Entre os dias 12 a 19 de abril, o curso de Licenciatura em Teatro da UFT, no Câmpus Palmas, exibirá a “Plataforma: Achados e Perdidos”, uma montagem desenvolvida ao longo do período letivo.

A montagem teatral é um projeto realizado junto com os concluintes do curso desde a sua primeira turma e, nos últimos dois períodos, o projeto foi realizado de maneira atípica em virtude do ensino remoto.

A montagem é parte teatro filmado, parte audiovisual e parte exploração de práticas possíveis para as artes da presença em meio à pandemia. O projeto teve 3 etapas de desenvolvimento: 1°: Criação do roteiro; 2°: Gravações individuais de cenas e 3°: Edição das cenas em todo contínuo.

Para o diretor do projeto, professor Heitor Oliveira, a tecnologia foi fundamental para que a montagem fosse concluída: “O processo criativo avançou de maneira remota até onde foi possível e a parte presencial coletiva, que não foi possível realizar, foi substituída pelo uso das tecnologias de edição e mixagem audiovisual"

O estudante Jeferson de Nazaré acrescenta: “Realmente nunca havia imaginado que a montagem da minha turma seria ensaiada e apresentada de forma remota. No entanto, estou feliz em estar aqui e mais feliz ainda por estar participando de algo novo, que tem tanto significado para mim pessoalmente e como artista.”

As cerimônias contarão com a presença de professores e egressos para relembrar as peças criadas entre os anos de 2013 a 2020 e debater a importância do projeto no processo de formação dos estudantes de Teatro da UFT.

Os encontros acontecerão no canal do curso de Teatro no Youtube, às 19h30.

Sinopse

Um grupo de desconhecidos é conduzido, pelos algoritmos, à Plataforma, nova realidade virtual onde é possível vivenciar e realizar todo e qualquer tipo de experiência, transação e relacionamento. E tudo é monetizado! Mas os ganhos não compensam as perdas. E as perdas de uns não afetam as rotinas dos outros. Até quando as pessoas vão suportar?

Direção: Heitor Oliveira
Cenografia: Fernanda Rodrigues
Apoio técnico: Gustavo Henrique.
Elenco de estudantes: Agnes Carreiro, Diogenes Feques, Jeferson de Nazaré,
José Augusto Santana, Luan Crispim, Rosa Feitosa, Mayara Tais e Rayanne Araújo.

Participantes do projeto de extensão "Oficina de Criatividade Sonora": Cleyton Silva (piano), Hugo Samambaia (bandolim) e Iago Rocha (guitarra).

marcador(es): Palmas,Teatro,Home