Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Confira o que há de programação sobre o Dia Internacional da Mulher na UFT
Início do conteúdo da página
8 DE MARÇO

Confira o que há de programação sobre o Dia Internacional da Mulher na UFT

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Domingo, 07 Marzo 2021 12:51 | Última actualización: Martes, 09 Marzo 2021 22:54

O Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março, será marcado, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), por programações pela internet e também pelas ondas radiofônicas da UFTFM (96,9), que ocorrerão nesta segunda-feira, no decorrer desta semana e no mês, conforme informações coletadas e/ou enviadas à Redação da Superintendência de Comunicação (Sucom).

Confira, abaixo, um resumo de cada programação, em quais plataformas ocorrerão, como é feita a participação nas atividades e quais temáticas serão abordadas:

Live via Youtube - UFToficial

Mesa-redonda virtual

Promovida e organizada pela Superintendência de Comunicação da UFT (Sucom), ocorre nesta segunda-feira (8), no canal oficial da Universidade no Youtube (www.youtube.com/uftoficial), às 16h, uma mesa-redonda virtual com o tema "Mulheres Empreendedoras: Fabricando a sobrevivência".

A ação terá a participação de:

  • Clara Thaísa, arquiteta e empreendedora;
  • Bruna Santos, estudante e empreendedora;
  • Consolata Piastrella, zootecnista e empreendedora;
  • Liza Brasílio, socióloga.

A atividade será mediada pela geógrafa e professora Gleys Ially Ramos, do Câmpus de Porto Nacional.

Confira também, no Portal da UFT, uma matéria especial abordando a temática do empreendedorismo feminino por egressas da UFT.

 

Vídeo em alusão à data

Progedep

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da UFT (Progedep) divulgou um vídeo em alusão ao Dia Internacional da Mulher e como homenagem do setor a todas as mulheres. Confira abaixo:

 

 
Evento via Google Meet

Cineclube em Tocantinópolis

Em Tocantinópolis, o projeto Cineclube, um dos mais longevos da UFT, promove também nesta segunda-feira (8), às 16h, a exibição do filme Anjos Rebeldes, com o costumeiro debate após o filme. A condução do debate será feita pela professora e antropóloga Mariane da Silva Pisani, do colegiado de Ciências Sociais. A atividade ocorreria na última sexta-feira (5), mas foi transferida para esta segunda-feira por questões técnicas.
Para participar o interessado deve criar um cadastro na plataforma Sisma (www.palmas.uft.edu.br/sisma/prelogin), entrar na atividade-aula em Cineclube da UFT em Tocantinópolis (na Plataforma Evento - www.palmas.uft.edu.br/sisma/plataformaevento/); aguardar o recebimento do e-mail de confirmação no endereço informado no cadastro; e participar da atividade (que ocorrerá via Google Meet - o link é enviado apenas aos participantes cadastrados)

Sinopse: Filme baseado na história do movimento sufragista das mulheres norte-americanas durante a década de 1910, segue as líderes do movimento ao voto feminino, Alice Paul e Lucy Burns, que usam estratégias pacíficas, táticas e diálogos para conseguir às mulheres o direito de voto.
Alice Paul e Lucy Burns retornam da Inglaterra, de onde participaram da União Social e Política Feminina, iniciada pela líder radical das sufragistas Emmeline Pankhurst e liderada por sua filha Christabel Pankhurst. A dupla apresentou um plano para a Associação Nacional de Sufrágio das Mulheres Americanas (NAWSA), para fazerem protestos diretamente na capital do país, Washington D.C.
Porém as sufragistas acharam a ideia muito radical, particularmente Carrie Chapman Catt. Mas Paul e Burns acabaram conseguindo a permissão para liderar o Comitê Parlamentar da NAWSA em Washington e começam organizando a Procissão do Sufrágio Feminino de 1913, na véspera da posse do Presidente Woodrow Wilson.

Ficha Técnica:
Filme: Anjos Rebeldes (Iron Jawed Angels)
Direção: Katja Von Garnier
Elenco: Anjelica Huston; Bob Gunton; Frances O’Connor; Hilary Swank; Molly Parker; Patrick Dempsey; Trevor Gagnon; Vera Farmiga.
Duração: 118 Minutos.
Lançamento: 2004
Produção: EUA

Serviço:
Dia: 08 de março de 2021
Horário: 16 horas
Local: Google Meet.

 

Evento via Google Meet

Roda de Conversa em Miracema

No Câmpus de Miracema, haverá uma Roda de Conversa promovida pelo curso de Psicologia, também às 16h, via Google Meet.

O encontro será mediado pela professora Dr.ª Cristina Vianna, do Núcleo de Sexualidade, Corporalidades e Direitos e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental.

O link divulgado para o encontro é meet.google.com/tcp-ttnf-acm, conforme a divulgação do flyer do evento (ao lado).

 

 

Evento via Instagram

Proex

Na terça-feira (9), continua a programação do projeto Nossa Voz, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex). O projeto objetiva fornecer um local de fala e escuta às mulheres.

A ação reúne diversas mulheres que compartilharão, nos seus lugares de fala, suas histórias. A ação também faz parte do projeto "Qualificação e Autonomia das Mulheres no Tocantins", uma parceria entre a UFT e o Ministério da Mulher.

As entrevistas serão disponibilizadas nos perfis de Instagram da Proex e da UFT, às terças e quintas-feiras durante todo o mês de março.

Confira a abertura do projeto aqui.

Leia mais sobre o projeto na matéria abaixo:

 

Evento via Rádio UFTFM

Programa Radar da Ciência

Na quarta-feira (10), o superintendente de comunicação da UFT, professor Kleber Abreu, entrevista no programa Radar da Ciência, na Rádio Universitária UFTFM, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, professora Maria Santana.

Em pauta, diversos assuntos sob a temática "A mulher e o mercado de trabalho".

O programa vai ao ar, ao vivo, a partir das 17h na rádio, sintonizável em 96,9.

 

Evento via Google Meet

II Simpósio feminista da UFT, em Porto Nacional

Dos dias 23 a 26 de março, ocorre a partir do Câmpus de Porto Nacional, o II Simpósio Feminista da UFT, sob o tema "Pensar o poder sobre, por e para as Mulheres". As conferências e mesas-redondas vão ocorrer pelo YouTube dos perfis oficiais da organização do evento, que serão disponibilizados aqui, e as apresentações de trabalho e relatos de experiências ocorrem pela plataforma Google Meet. O evento é aberto ao público em geral.

De acordo com a organização do evento, a proposta do Simpósio é fomentar o debate sobre as condições desiguais em que as mulheres estão submetidas socialmente, para além disso objetiva evidenciar como a sociedade civil, os movimentos sociais e a universidade a partir das teorias e epistemologias feministas se organizam para tensionar as questões relacionadas a desigualdades de gênero.

O evento é composto de cursos, oficinas, apresentação de trabalhos e muito mais. A programação completa pode ser conferida na galeria abaixo:

Leia mais sobre o simpósio na matéria abaixo:

 
Outras programações com participação de representantes da UFT

Professora da UFT participará de live (Facebook) em universidade mexicana

A professora Dr.ª Patrícia Orfila, do colegiado de Arquitetura e Urbanismo (Câmpus de Palmas), participa - de forma on-line - do evento "Jornada de la mujer", do Campus de Arquitectura, Hábitat, Arte Y Diseño da Universitad Autónoma de Yucatán (México), via perfil de Facebook da instituição.

O evento ocorrerá a partir das 18h do dia 12 de março de 2021 (horário local ou 15h, horário de Brasília) e a professora fará apresentação sob título “Mulheres Construindo Espaços. Arquitetura e Urbanismo com Perspectiva de Gênero”.

 

Reportagem do Confea entrevista professora tocantinense

A professora Dr.ª Talita Pereira de Souza Ferreira, do colegiado de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Câmpus de Gurupi), foi a engenheira representante tocantinense escolhida para ser ouvida numa reportagem especial do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Confira aqui a reportagem completa.

Ela discorre sobre sua história de vida e carreira e, à exemplo das outras 26 mulheres engenheiras ouvidas na reportagem, fala dos desafios da profissão e o crescente aumento do número de mulheres no mercado de trabalho.

Fim do conteúdo da página