Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Livro Didático
Início do conteúdo da página
27 de fevereiro

Dia do Livro Didático

Escrito por Gihane Scaravonatti | Publicado: Viernes, 26 Febrero 2021 14:42 | Última actualización: Viernes, 26 Febrero 2021 18:39

Neste sábado (27), celebra-se o Dia do Livro Didático, material que remete a nossa memória afetiva escolar - da infância e adolescência - e instrumento valioso desde nossas primeiras descobertas das letras e números, ainda na alfabetização. O professor João de Deus Leite, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Câmpus de Araguaína, é um dos pesquisadores, na UFT, da temática: "O livro didático é um material elaborado para o professor e para o aluno, dadas as diretrizes do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNDL), cujo objetivo primeiro é criar condições didático-pedagógicas para que o ensino e a aprendizagem possam acontecer", explica.  

O PNLD, assim, é a política que "assegura e garante a qualidade e a distribuição dos livros didáticos para as escolas públicas brasileiras", frisa Leite. É o Programa quem avalia e, depois, disponibiliza as obras didáticas - e também as pedagógicas  e literárias - à educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público. Segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), entre o final de 2019 e início de 2020, investiu-se cerca de R$ 1,4 bilhão em livros para atendimento aos alunos e professores de toda a educação básica do país. No entanto, conforme alerta o professor pesquisador do tema, "temos visto que, nos últimos tempos, o PNLD, como uma política pública, tem sofrido cortes e tem sido fragilizado". 

Para saber mais


“No ano passado, em 2020, orientei três dissertações de mestrado, no âmbito do PPGL, em que o livro didático era foco de pesquisa”, conta o professor Leite. Para conhecer um pouco mais das pesquisas realizadas na UFT sobre a temática do livro didático, acesse alguns dos trabalhos, orientados pelo professor, por meio do Repositório Institucional das UFT

No site do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC),  é possível acessar um infográfico que conta a trajetória do livro didático no Brasil - desde a chegada da família real portuguesa -, além de informações sobre a importância, funcionamento e desafios do PNDL, entre outros detalhes. Clique aqui para ir direto à página desse material informativo. 

 

registrado em:
marcador(es): Araguaína,PPGL,PPGLetras,Home
Fim do conteúdo da página