Página inicial > Últimas Notícias > UFNT abre edital de assistência estudantil para 760 alunos da graduação
EDITAL

UFNT abre edital de assistência estudantil para 760 alunos da graduação

Escrito por Poliana Macedo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Martes, 19 Enero 2021 10:03 | Última actualización: Martes, 19 Enero 2021 16:00

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio do Gabinete da Reitoria pro tempore, torna público nesta terça-feira (19), o Edital de seleção de estudantes da graduação presencial para participarem dos Programas da Assistência Estudantil. Poderão participar do edital os alunos dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis.

As inscrições iniciam no dia 25 de janeiro e segue até o dia 7 de fevereiro.

Para efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá acessar o link: https://sistemas.uft.edu.br/cubo/admin/login

Ao todo serão 760 vagas disponibilizadas para convocação imediata, sendo: 280 vagas para Programa Auxílio Alimentação (PAA); 80 vagas para PAA Educação do Campo; 300 vagas para Programa Auxílio Apoio Pedagógico (PAAP) e 100 vagas para o Programa Auxílio Moradia (PAM). O valor do auxílio financeiro de cada Programa é de R$ 400,00.

Confira o edital completo aqui.

Programas

O Programa Auxílio Alimentação (PAA) é uma política pública que consiste na oferta de auxílio financeiro aos (às) estudantes de graduação presencial regularmente matriculados (as) e em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada dos câmpus que não dispõem de Restaurante Universitário e/ou que o mesmo não esteja em funcionamento. Para os estudantes do Curso de Educação do Campo, o auxílio financeiro é ofertado somente no período das aulas presenciais, conforme vigência definida no Edital.

O Programa Auxílio Apoio Pedagógico (PAAP) é uma política pública que consiste na oferta de auxílio financeiro visando à permanência dos (as) estudantes dos cursos de graduação presencial da UFNT regularmente matriculados (as) e em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, colaborando para a melhoria do desempenho acadêmico, redução dos índices de retenção e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras e para a promoção de sua inclusão social. Esse auxílio é equivalente, consequentemente não acumulável, com Programas Promisaes - PEC-G, Bolsa Mérito (PEC-G) e Bolsa Permanência Mec.

O Programa Auxílio Moradia (PAM) é uma política pública que consiste na oferta de auxílio financeiro aos (às) estudantes de graduação presencial regularmente matriculados (as) e em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, oriundos (as) de municípios externos à cidade-sede do câmpus de vinculação e cujas famílias não residam não possuam imóveis em tais cidades. A concessão do auxílio financeiro para estudantes de câmpus que possui Casa do Estudante da UFNT, somente ocorrerá caso não haja vagas disponíveis na Casa.