Página inicial > Últimas Notícias > UFT tem grande importância para a cultura no Tocantins
contribuição

UFT tem grande importância para a cultura no Tocantins

Escrito por Daniel dos Santos | Publicado: Miércoles, 06 Enero 2021 17:23 | Última actualización: Miércoles, 06 Enero 2021 17:23

O Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) divulgou no canal de Youtube da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), vídeo a respeito das ações culturais que as universidades são responsáveis.

Assim como a maioria das instituições de Ensino Superior do país, a UFT tem grande impacto no acesso à cultura pela população em geral. A Universidade tem um órgão específico para isso, que é a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).

A Cultura para a UFT

O diretor de Cultura da UFT, Bruno Barreto, explica que a política de cultura da UFT está relacionada principalmente à extensão universitária. “Para a UFT, a cultura tem o viés de interação entre o que ocorre dentro da universidade e também fora da universidade”.

Ele destaca a realização de editais que permitem a participação de artistas que não integram a UFT. “Foi criada recentemente a premiação para a extensão universitária, com troféu desenvolvido por um artista local através de edital de seleção. Além do Corredor Cultural, realizado anualmente há bastante tempo, voltado às artes visuais”.

Em 2019, foi lançado o edital Dona Raimunda Quebradeira de Côco, com oficinas ministradas prioritariamente em ambiente externo à universidade. “Inclusive, foram desenvolvidas atividades em cidades que sequer há um câmpus da UFT, ampliando assim o raio de atuação da instituição”, acrescenta Barreto.

Rádio UFT FM 96,9

O diretor da Rádio UFT FM, Júnior Duarte, diz que o veículo é voltado para música, cultura, educação e informação. De hora em hora são tocadas músicas tocantinenses na programação da rádio. “Ou seja, são pelo menos 24 músicas tocantinenses executadas por dia, sob a vinheta ‘O Tocantins toca aqui’”.

Também são realizados editais anualmente para a seleção de programas a serem veiculados na rádio. As propostas podem ser enviadas por qualquer pessoa da comunidade externa.

A rádio UFT FM apoia a divulgação de eventos culturais como shows e espetáculos, com a execução de vinhetas promocionais e informações a respeito dos eventos. Além de divulgação nas redes sociais do veículo aos artistas chamados de “prata da casa”.
Sediada em Palmas-TO, a Rádio opera na frequência 96,9 FM e também pela internet para todo o país e o planeta.

10 anos de Teatro

Há dez anos, o curso de Teatro da UFT, no Câmpus de Palmas, forma novos profissionais no Tocantins. A coordenadora do curso de Teatro, Renata Ferreira, aponta que isso levou à formação de grupos de teatros locais, egressos que atuam na produção, além de diversos profissionais que atuam no ensino e em projetos sociais.

“O curso de Teatro é super extensionista. Temos programas de teatro em rádio, projetos de contação de histórias, projetos que trabalham a parte cultural com idosos, oficinas de criatividade sonora, trabalhos de criação teatral. São projetos que atendem à comunidade como um todo, em diversas faixas etárias. Além do desenvolvimento da capacitação técnica pelos atores envolvidos”.

A pesquisa a respeito da produção artística e científica do curso de Teatro tem levado o nome do Tocantins para periódicos e eventos científicos de fora do Estado.

Além disso, é realizada a Mostra Semestral do Curso de Teatro (Mosca), com apresentação de trabalhos artísticos desenvolvidos por estudantes e professores.

Em 2021 tem início a Especialização em Arte-educação Contemporânea, ofertada em parceria com a Fundação Cultural de Palmas, para a capacitação de professores e artistas.

Outras ações

A UFT possui o Cuica, no Câmpus de Palmas, auditório destinado a realização de eventos, também utilizado para shows, espetáculos de dança e apresentações teatrais.

Entre os projetos de destaque estão o Corredor Cultural, projeto que promove exposição de artes visuais, realizado há mais de dez anos no Câmpus de Palmas e mais recentemente também no Câmpus de Arraias.

O Cineclube UFT, no Câmpus de Tocantinópolis, é um dos projetos culturais mais longevos da UFT. Em maio de 2019 chegou a 300 exibições.

Em 2009, a programação do Cineclube assumiu uma conjetura diferenciada, com exibições baseadas em temas e com debates após as exibições.

Nesse tempo, o Cineclube de Tocantinópolis, além de uma opção de lazer para a comunidade da cidade, tem se tornado uma área de estudo e pesquisa, levando informação e pensamento crítico ao seu público.

marcador(es): Proex,Geral,Home