Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programa Samba Lelê encerra temporada de 2020 e se prepara para a próxima
Início do conteúdo da página
rádio uft

Programa Samba Lelê encerra temporada de 2020 e se prepara para a próxima

Escrito por Gihane Scaravonatti | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 26 Noviembre 2020 13:58 | Última actualización: Lunes, 30 Noviembre 2020 15:41

As manhãs de sábados e domingos, na UFT FM, contam com uma programação especial para a meninada, mas que também faz a alegria de muitos adultos. É o programa Samba Lelê, que traz, a cada episódio, uma discotecagem sensível e divertida de músicas infantis brasileiras, acrescida de informações e curiosidades sobre os projetos escolhidos. O trabalho é resultado de pesquisa e extensão das professoras Renata Ferreira (Curso de Teatro) e Amanda Leite (Curso de Pedagogia), ambas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), do Câmpus de Palmas.

Tendo estreado em abril deste ano, o Programa foi concebido, pelas professoras radialistas, para ser uma opção educativa e cultural que não previsse o contato físico, frente ao contexto da Covid-19. O projeto deu super certo: no último Edital, da Rádio UFT, para Renovação de Programas Especiais, o Samba Lelê teve sua proposta aprovada para 2021. "Já estamos pensando nessa nova temporada, com a ampliação da pesquisa também para alguns projetos internacionais", anima-se Renata.

O Programa Samba Lelê pode ser acompanhado aos sábados e domingos, às 9h, na UFT FM - sintonizando-se 96,9 - ou pela página da emissora. Todos os podcasts dos episódios também podem ser acessados pelos sites www.renataferreiraatriz.com.br e www.amandaleite.com.br, onde as professoras partilham diversos de seus trabalhos artísticos e de ensino, pesquisa e extensão. 

Primeira temporada: descobertas poéticas na música infantil e partilha didática de material lúdico

Encerrando esta primeira temporada de programação, o Samba Lelê apresentou trinta episódios, partilhando, com os ouvintes, pesquisas musicais bastante diversificadas. O último episódio do ano, por exemplo, trouxe Êre Miniaturas, um álbum digital composto por 20 canções que embalam o cotidiano das famílias que têm crianças: “o brincar, as birras, o ninar, as descobertas, as rotinas, os afetos, as transformações e vínculos familiares”. Lançado este ano, o álbum é trabalho de pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - os professores artistas Fernando Aleixo e Mariene Perobelli, que são, também, os intérpretes das composições. "Encerrar a temporada com Êre Miniaturas foi fantástico!", diz Renata. "São músicas autorais e poéticas, criadas a partir do cotidiano de uma família; são músicas para brincarmos juntos!", destaca ela. 

Originado em projetos de pesquisa e extensão de Renata e Amanda, o  Programa também foi pensado, por elas, para se tornar material didático a estudantes e professores de cursos de Licenciatura de todo o Brasil. "No último mês de outubro, por exemplo, fomos convidadas, pela Universidade Federal de São João del-Rei, para uma conversa com seus alunos de Pedagogia que acompanham os episódios. A proposta é planejarmos a curadoria e a produção de materiais didáticos a partir da nossa experiência com este programa de rádio, em uma discussão potente e necessária nesses tempos de ensino remoto emergencial", conta Amanda. 

 

 

 

Fim do conteúdo da página